Casa Politica Waack: STF trava batalha jurídica, política e de narrativas | CNN Brasil

Waack: STF trava batalha jurídica, política e de narrativas | CNN Brasil

por pedroguarache
0 comentários
waack:-stf-trava-batalha-juridica,-politica-e-de-narrativas-|-cnn-brasil

As chances de Jair Bolsonaro escapar de uma condenação à prisão no Supremo Tribunal Federal pelo crime de golpe de Estado são próximas de zero.

Esse cenário ficou ainda mais claro nesta terça-feira (25), durante as deliberações do STF sobre a aceitação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República. Embora tenham surgido algumas nuances de divergência entre os ministros aqui e ali, tratam-se apenas das etapas preliminares, nas quais a defesa fez o que se esperava: tentou desqualificar a acusação, o foro, a conduta do tribunal e de alguns de seus integrantes. No entanto, esbarrou em uma muralha no STF, que rejeitou todas as alegações da defesa — conforme também era esperado.

A questão central, no entanto, é compreender as consequências políticas desse julgamento. O STF está conduzindo um processo que, em grande medida, tem caráter político, na medida em que sua resposta ao bolsonarismo — e ao que ele representa, como o desprezo por instituições vistas como obstáculos ao seu líder e movimento, sobretudo o Judiciário — é, em primeiro lugar, uma resposta política.

Portanto, estamos diante de um embate cujo desfecho está longe de se encerrar, mesmo com a provável condenação do ex-presidente. Um dos motivos para isso é o fato de que o Judiciário brasileiro vem sendo visto por segmentos relevantes da sociedade como parte do confronto entre correntes políticas antagônicas. E uma dessas correntes, de grande abrangência e situada no espectro da direita, continua a enxergar em Bolsonaro uma figura de peso.

O julgamento em curso já se tornou parte da campanha eleitoral de 2026. Ele está no centro de articulações políticas no Legislativo, que buscam formas de enfrentar as decisões que venham a ser tomadas pelo Judiciário. Em relação a processos judiciais, costuma-se esperar que eles encerrem questões. No entanto, não há sinais, por enquanto, de que esse será o caso.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados