Fim de ano é época de viajar e pegar a estrada. Na hora de colocar as bagagens no porta-malas, é preciso optar por modelos com grande capacidade no compartimento. Confira abaixo quatro veículos para evitar caso precise de espaço para malas e outros itens semelhantes.
No geral, boa parte dos carros comportam bem uma viagem simples. Entretanto, há modelos com uma capacidade de mala quase que inexistente.
Citroën C3 Aircross: 43 litros
O modelo sem opção de cinco e sete lugares. Caso você esteja com o carro cheio, levar as bagagens no compartimento pode ser um problema. Na configuração máxima de ocupantes, restam 43 litros para as malas.
Contudo, nos carros de sete lugares, não resta muito espaço para os pertences. A economia de combustível, por outro lado, é um ponto positivo. O Citroën C3 Aircross chega a fazer 12 km/l de gasolina na estrada.
Suzuki Jimny: 85 litros
Mais voltado para o mundo off-road, o porta-malas do modelo 4×4, definitivamente não é seu ponto forte. Com capacidade para quatro pessoas, restam apenas 85 litros no porta-malas.
Para fazer uma trilha, por exemplo, o Suzuki Jimny tem uma capacidade surpreendente. São 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque.
Chery iCar: 100 litros
O compacto da marca chinesa é um carro 100% elétrico. Com apenas 3,20 metros de comprimento, não há como esperar um compartimento gigante. São cem litros de capacidade na configuração para quatro pessoas.
Ao rebater a segunda fileira, o porta-malas triplica e atinge os 380 litros de capacidade. Para uma viagem em casal, por exemplo, funciona bem.
Atente-se, porém, à autonomia das baterias de 197 km, conforme o ciclo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ferrari 296 GTB: 74 litros
Se você tem alguns milhões na conta e um modelo desse na garagem, saiba que o bagageiro não é sua melhor característica. São apenas 74 litros no compartimento para dividir entre os dois ocupantes do esportivo.
Por outro lado, se é potência que você precisa, a Ferrari dispensa apresentações. Nada menos que um motor V8 de 830 cv e 75,5 kgfm de torque.
O 296 GTB acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança 330 km/h de velocidade máxima. Com tantos atributos, o bagageiro não é uma prioridade do automóvel.
Cuidados ao viajar
Antes de sair com seu veículo, seja ele qual for, lembre-se de fazer uma revisão para checar se tudo está funcionando. Alguns equipamentos podem ser verificados na própria garagem de casa.
Luz do motor acende, mas carro anda normal: o que fazer?