Casa Mundo Trump e Netanyahu vão se reunir nesta segunda-feira (7) na Casa Branca | CNN Brasil

Trump e Netanyahu vão se reunir nesta segunda-feira (7) na Casa Branca | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 comentários
trump-e-netanyahu-vao-se-reunir-nesta-segunda-feira-(7)-na-casa-branca-|-cnn-brasil

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente dos Estados Unidos Donald Trump vão se reunir nesta segunda-feira (7), em Washington, nos Estados Unidos. Esse será o segundo encontro entre os líderes desde que Trump assumiu a Casa Branca em janeiro.

Trump e Netanyahu devem se encontrar às 14h, no horário de Brasília, de acordo com uma autoridade israelense.

Antes de deixar Budapeste, onde embarcou, Netanyahu disse que a viagem foi um convite do próprio presidente Trump.

De acordo com o premiê israelense, os dois vão discutir “os reféns, completando a vitória em Gaza e, claro, o regime tarifário que também foi imposto a Israel. Espero poder ajudar com essa questão. Essa é a intenção”, disse Netanyahu.

Na semana passada, o governo Trump impôs um regime tarifário de 17% sobre as importações de Israel.

A reunião também tratará as relações Israel-Turquia, o Irã e a batalha de Israel contra o Tribunal Penal Internacional, de acordo com uma declaração do gabinete do primeiro-ministro israelense.

O TPI emitiu um mandado de prisão para Netanyahu, alegando responsabilidade por crimes de guerra em Gaza.

Na semana passada, Netanyahu visitou quatro dias a Hungria, país que se retirou do tribunal.

Segundo o premiê israelense, a Hungria é “uma amiga muito próxima de Israel: nos defende na União Europeia, nos defende nas Nações Unidas, e não menos, no corrupto Tribunal Penal Internacional em Haia.”

Último encontro entre os líderes gerou falas polêmicas

Trump e Netanyahu se reuniram na Casa Branca no início de fevereiro deste ano. Após uma reunião a portas fechadas os líderes fizeram declarações aos jornalistas. Durante o discurso, Trump disse que os Estados Unidos assumirão o controle e serão donos da Faixa de Gaza, acrescentando que “as mesmas pessoas” não deveriam estar encarregadas de reconstruir e ocupar a terra.

Trump afirmou que “nós (Estados Unidos) vamos desenvolver Gaza”. O presidente americano voltou a defender um esforço para reassentar permanentemente os palestinos em locais fora do enclave.

“Os EUA assumirão a Faixa de Gaza, e faremos um trabalho com ela também”, disse Trump.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que falou ao lado de Trump em uma coletiva de imprensa, disse que a ideia do presidente dos EUA valia a pena prestar atenção.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados