Trump ameaça Brics com tarifas caso sigam com planos de desdolarização | CNN Brasil

trump-ameaca-brics-com-tarifas-caso-sigam-com-planos-de-desdolarizacao-|-cnn-brasil

Trump ameaça Brics com tarifas caso sigam com planos de desdolarização | CNN Brasil

CNN Brasil Money

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu neste sábado (30) que os países membros do Brics se comprometam a não criar uma nova moeda ou apoiar outra moeda que substitua o dólar, sob pena de sofrerem tarifas de 100%.

“Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social, Truth Social.

“Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance dos Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos”, acrescentou Trump.

Desde janeiro deste ano, o grupo Brics tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Procurada, a Presidência da República do Brasil e o Ministério de Relações Exteriores do país não puderam comentar o assunto de imediato.

Em outubro, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em reunião de cúpula dos países do Brics em Kazan, na Rússia, que o bloco de países emergentes avance na criação de meios de pagamento alternativos entre si, fugindo da necessidade de uso do dólar.

O desenvolvimento de um mecanismo de compensação de pagamentos em moedas locais é uma das prioridades do Brasil no Brics, que quer ver o bloco menos dependente do uso do dólar nas suas transações internas.

O Brasil assume a presidência do bloco a partir de 2025 e tem a intenção de acelerar essa proposta, e também ampliar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics, atualmente presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Related posts

medicamentos:-precos-podem-subir-ate-5%;-definicao-ocorre-nesta-segunda-|-cnn-brasil

Medicamentos: preços podem subir até 5%; definição ocorre nesta segunda | CNN Brasil

bancos-estatais-chineses-vao-levantar-us$-71,6-bi-para-impulsionar-capital-|-cnn-brasil

Bancos estatais chineses vão levantar US$ 71,6 bi para impulsionar capital | CNN Brasil

ue-esta-pronta-para-responder-a-tarifas-dos-eua,-diz-scholz-|-cnn-brasil

UE está pronta para responder a tarifas dos EUA, diz Scholz | CNN Brasil