Tropas da Coreia do Norte estão em Kursk, na Rússia, diz inteligência ucraniana | CNN Brasil

Tropas da Coreia do Norte estão em Kursk, na Rússia, diz inteligência ucraniana | CNN Brasil

O serviço de inteligência militar da Ucrânia afirmou nesta quinta-feira(24) que as primeiras unidades norte-coreanas treinadas na Rússia foram destacadas para Kursk, uma região fronteiriça onde forças ucranianas realizaram uma grande invasão em agosto.

O Kremlin disse que os relatos de que a Coreia do Norte havia enviado tropas para a Rússia são “fake news”. Mas o presidente Vladimir Putin pontuou nesta quinta que a maneira que seu país implementará o tratado de parceria com o governo norte-coreano é “apenas da conta” de Moscou.

Putin não negou que tropas norte-coreanas estejam na Rússia.

“As primeiras unidades militares da RPDC [Coreia do Norte], que foram treinadas no leste da Rússia, já chegaram à zona de combate da guerra Rússia-Ucrânia. Particularmente, em 23 de outubro de 2024, sua presença foi registrada na região de Kursk”, alegou a agência ucraniana em comunicado.

De acordo com o órgão, cerca de 12 mil soldados da Coreia do Norte, incluindo 50 oficiais e três generais, já estão na Rússia, e que os treinamentos estão ocorrendo em cinco bases militares.

A Ucrânia pediu que seus aliados respondam firmemente ao envolvimento norte-coreano na guerra, impondo novas sanções e isolando Pyongyang ainda mais.

Na quarta-feira (23), os EUA afirmaram ter evidências de que a Coreia do Norte tinha enviado 3 mil soldados à Rússia, para possível destacamento na Ucrânia.

Os laços entre Rússia e Coreia do Norte se intensificaram depois do início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Ambos os lados assinaram, em junho, um amplo acordo de parceria estratégica.

Related posts

Grande ataque israelense atinge subúrbio ao sul de Beirute | CNN Brasil

Ucrânia pode disparar mísseis franceses de longo alcance contra a Rússia, diz ministro Barrot | CNN Brasil

Vídeo: veja momento em que prédio israelense é atingido por foguetes lançados do Líbano | CNN Brasil