Casa Brasil Tribunal de Contas pede informações à prefeitura sobre alagamentos no Pacaembu | CNN Brasil

Tribunal de Contas pede informações à prefeitura sobre alagamentos no Pacaembu | CNN Brasil

por anabertolaccini
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O Tribunal de Contas do Município de São Paulo enviou um ofício à Prefeitura de São Paulo na última sexta-feira (10) pedindo explicações sobre alagamentos recentes que ocorreram no estádio do Pacaembu, na região central da cidade. O documento também pede informações sobre possíveis prejuízos nas obras e quais providências foram tomadas.

O ofício cita que as fortes chuvas provocaram o cancelamento da final da Taça das Favelas, que aconteceria no dia 21 de dezembro no estádio recém-inaugurado. Segundo o documento, o objetivo do questionamento é evitar problemas semelhantes na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, prevista para 25 de janeiro.

De acordo com o documento, a prefeitura tem até 5 dias úteis para o enviar uma resposta com as seguintes informações:

  • Se foi diagnosticado a causa do alagamento no Complexo Pacaembu;
  • Se foi constatado algum prejuízo nas obras do estádio e se há necessidade de alguma intervenção;
  • Quais as providências foram adotadas para se evitar futuro alagamento do Complexo Pacaembu.

Em nota, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer afirmou que “já estão caracterizados os atrasos e as respectivas sanções, conforme o contrato de concessão, serão aplicadas após o aceite definitivo das obras obrigatórias”.

“Uma nova vistoria foi realizada no dia 9 de dezembro, e o relatório técnico está sendo elaborado. Outras vistorias poderão ser realizadas”, diz a pasta

Em relação aos episódios de alagamentos registrados nos vídeos, a explicação dada pela secretaria e pela Concessionária, é de que “uma tubulação se rompeu devido à pressão das águas e os reparos necessários já estão em fase adiantada”.

Ainda de acordo com a secretaria, todo o investimento realizado no Pacaembu é de responsabilidade da concessionária Allegra, sem custos para o município.

Em nota enviada à CNN, a concessionária afirmou que “o alagamento de parte do gramado ocorreu depois do rompimento de uma tubulação de águas pluviais que recebe contribuição dos bairros vizinhos e passa pelo estádio, em direção ao piscinão da Praça Charles Miller”.

“O incidente foi causado pelo forte volume de detritos e entulho trazidos pelas tempestades que começaram no dia 21 de dezembro, causando múltiplos transtornos por toda a cidade de São Paulo, e se estenderam pelo fim do ano.”

A empresa destaca que “os órgãos da prefeitura foram informados do incidente desde o primeiro momento e, tão logo as chuvas do fim do ano permitiram, a concessionária retirou os detritos e executou os reparos”.

“A finalização dessa intervenção ocorreu em poucos dias, e o local passa agora por ajustes de piso na alameda Leste do Estádio, tudo dentro de um cronograma seguro para a realização da final da Copinha de 2025”, finalizou.

* Sob supervisão

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