Casa Economia TGI Fridays, tradicional rede de restaurantes dos EUA, entra com pedido de proteção contra credores | CNN Brasil

TGI Fridays, tradicional rede de restaurantes dos EUA, entra com pedido de proteção contra credores | CNN Brasil

por joaonakamura
0 comentários
tgi-fridays,-tradicional-rede-de-restaurantes-dos-eua,-entra-com-pedido-de-protecao-contra-credores-|-cnn-brasil

A TGI Fridays Inc., rede norte-americana de restaurantes casuais, entrou com pedido de proteção contra falência, o chamado Chapter 11, no sábado (2).

A empresa disse em um comunicado que as consequências da pandemia da Covid-19 foram o “principal impulsionador dos nossos desafios financeiros” e que usará o processo do Chapter 11 para “explorar alternativas estratégicas a fim de garantir a viabilidade da marca a longo prazo”.

“Os próximos passos anunciados hoje são ações difíceis, mas necessárias para proteger os melhores interesses de nossos stakeholders, incluindo nossos franqueados nacionais e internacionais e nossos valiosos membros de equipe ao redor do mundo”, disse Rohit Manocha, presidente executivo da TGI Fridays, em um comunicado.

A falência afeta a empresa controladora da TGI Fridays, que opera 39 restaurantes, e não os franqueados que controlam os locais restantes. A empresa garantiu financiamento para que todos os restaurantes operem normalmente enquanto ela enfrenta o processo de falência.

A TGI Fridays “parou o relógio nos pagamentos do aluguel deste mês para proprietários e outros fornecedores, dando a eles um espaço para respirar para se reestruturar”, disse John Bringardner, chefe da Debtwire, à CNN Internacional.

Ele acrescentou que a empresa controladora “provavelmente terá que fechar ou vender locais não lucrativos como parte da reestruturação”.

O TGI Fridays começou em 1965 em Manhattan como um lugar para solteiros se conhecerem e foi uma das primeiras grandes redes a popularizar o conceito de “happy hour”.

O menu apresenta uma grande variedade de alimentos básicos do cardápio norte-americano, incluindo asas de frango, batata e hambúrgueres.

Os clientes reconhecem instantaneamente seu interior kitsch com lâmpadas estilo Tiffany e grandes cabines vermelhas, além de um grande bar que geralmente é o ponto focal de um TGI Fridays.

Além disso, sua equipe de serviço usava “flair”, ou broches e outras peças decorativas em seus uniformes que viraram piada no filme “Office Space” de 1999.

O TGI Fridays nunca se recuperou totalmente da pandemia, que fechou as refeições internas em restaurantes por vários meses. Isso, mais a pressão inflacionária sobre seus clientes de classe média, criou uma bagunça financeira para a rede de quase seis décadas.

Em janeiro de 2024, a TGI Fridays fechou abruptamente dezenas de estabelecimentos nos Estados Unidos e silenciosamente continuou fechando restaurantes.

Na semana passada, fechou 50 estabelecimentos, reduzindo sua contagem para 163. Antes dessa onda de fechamentos neste ano, a TGI Fridays tinha cerca de 270 estabelecimentos nos EUA.

A TGI Fridays é de propriedade privada da TriArtisan Capital Advisors, uma empresa de private equity, então os resultados financeiros não são divulgados.

No entanto, a empresa disse no ano passado que as vendas totais foram projetadas para atingir US$ 1,6 bilhão em 2022, com as vendas nas mesmas lojas nos EUA crescendo 8% em comparação a 2019.

O restaurante também mudou seu cardápio para acompanhar os concorrentes, principalmente Applebee’s e Chili’s, adicionando sushi, renovando seu menu de coquetéis e renovando sua seleção de aperitivos.

Em setembro, as operações da TGI Fridays no Reino Unido também tiveram problemas. Uma proposta de aquisição por sua franquia do Reino Unido fracassou e ela foi à falência. Ela está em processo de fechar dezenas de restaurantes na região e causando 1.000 perdas de empregos.

TGI Fridays se junta às redes Red Lobster e Buca di Beppo, ambas as quais entraram com pedido de proteção contra falência do Chapter 11 nos últimos meses. No entanto, a última saiu da falência e contratou um executivo da PF Chang para dar a volta por cima no negócio.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será na segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024, às 20h30. Não perca!

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados