A TGI Fridays Inc., rede norte-americana de restaurantes casuais, entrou com pedido de proteção contra falência, o chamado Chapter 11, no sábado (2).
A empresa disse em um comunicado que as consequências da pandemia da Covid-19 foram o “principal impulsionador dos nossos desafios financeiros” e que usará o processo do Chapter 11 para “explorar alternativas estratégicas a fim de garantir a viabilidade da marca a longo prazo”.
“Os próximos passos anunciados hoje são ações difíceis, mas necessárias para proteger os melhores interesses de nossos stakeholders, incluindo nossos franqueados nacionais e internacionais e nossos valiosos membros de equipe ao redor do mundo”, disse Rohit Manocha, presidente executivo da TGI Fridays, em um comunicado.
A falência afeta a empresa controladora da TGI Fridays, que opera 39 restaurantes, e não os franqueados que controlam os locais restantes. A empresa garantiu financiamento para que todos os restaurantes operem normalmente enquanto ela enfrenta o processo de falência.
A TGI Fridays “parou o relógio nos pagamentos do aluguel deste mês para proprietários e outros fornecedores, dando a eles um espaço para respirar para se reestruturar”, disse John Bringardner, chefe da Debtwire, à CNN Internacional.
Ele acrescentou que a empresa controladora “provavelmente terá que fechar ou vender locais não lucrativos como parte da reestruturação”.
O TGI Fridays começou em 1965 em Manhattan como um lugar para solteiros se conhecerem e foi uma das primeiras grandes redes a popularizar o conceito de “happy hour”.
O menu apresenta uma grande variedade de alimentos básicos do cardápio norte-americano, incluindo asas de frango, batata e hambúrgueres.
Os clientes reconhecem instantaneamente seu interior kitsch com lâmpadas estilo Tiffany e grandes cabines vermelhas, além de um grande bar que geralmente é o ponto focal de um TGI Fridays.
Além disso, sua equipe de serviço usava “flair”, ou broches e outras peças decorativas em seus uniformes que viraram piada no filme “Office Space” de 1999.
O TGI Fridays nunca se recuperou totalmente da pandemia, que fechou as refeições internas em restaurantes por vários meses. Isso, mais a pressão inflacionária sobre seus clientes de classe média, criou uma bagunça financeira para a rede de quase seis décadas.
Em janeiro de 2024, a TGI Fridays fechou abruptamente dezenas de estabelecimentos nos Estados Unidos e silenciosamente continuou fechando restaurantes.
Na semana passada, fechou 50 estabelecimentos, reduzindo sua contagem para 163. Antes dessa onda de fechamentos neste ano, a TGI Fridays tinha cerca de 270 estabelecimentos nos EUA.
A TGI Fridays é de propriedade privada da TriArtisan Capital Advisors, uma empresa de private equity, então os resultados financeiros não são divulgados.
No entanto, a empresa disse no ano passado que as vendas totais foram projetadas para atingir US$ 1,6 bilhão em 2022, com as vendas nas mesmas lojas nos EUA crescendo 8% em comparação a 2019.
O restaurante também mudou seu cardápio para acompanhar os concorrentes, principalmente Applebee’s e Chili’s, adicionando sushi, renovando seu menu de coquetéis e renovando sua seleção de aperitivos.
Em setembro, as operações da TGI Fridays no Reino Unido também tiveram problemas. Uma proposta de aquisição por sua franquia do Reino Unido fracassou e ela foi à falência. Ela está em processo de fechar dezenas de restaurantes na região e causando 1.000 perdas de empregos.
TGI Fridays se junta às redes Red Lobster e Buca di Beppo, ambas as quais entraram com pedido de proteção contra falência do Chapter 11 nos últimos meses. No entanto, a última saiu da falência e contratou um executivo da PF Chang para dar a volta por cima no negócio.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será na segunda-feira, dia 4 de novembro de 2024, às 20h30. Não perca!