Terremoto em Vanuatu danificou embaixadas de EUA, França e Reino Unido | CNN Brasil

Terremoto em Vanuatu danificou embaixadas de EUA, França e Reino Unido | CNN Brasil

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu Vanuatu na terça-feira (17), danificando vários edifícios, causando interrupções na comunicação e destruindo veículos. Integrantes da Cruz Vermelha disseram, citando fontes do governo, que 14 pessoas morreram e outras 200 receberam atendimento médico.

O embaixador da China em Vanuatu afirmou à emissora estatal CCTV que dois cidadãos chineses morreram com os tremores.

O terremoto ocorreu 30 quilômetros a oeste da capital, a cerca de 57 quilômetros de profundidade logo após o meio-dia, no horário local, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Houve 14 tremores secundários de magnitude 4 ou superior, ainda segundo o USGS.

Embaixadas em Vanuatu são danificadas

Um complexo na capital Port Vila que é sede de missões diplomáticas de nações ocidentais, incluindo os Estados Unidos, está entre os edifícios danificados.

Vários vídeos postados nas redes sociais e geolocalizados pela CNN mostraram danos a um prédio vermelho e azul que abriga as embaixadas dos EUA e de outros países.

Uma seção do andar térreo parece ter desabado parcialmente, com destroços espalhados ao redor do brasão da embaixada dos EUA e várias janelas quebradas.

“Todo o pessoal que estava no prédio da embaixada dos EUA, em Vanuatu, está seguro e contabilizado. Embora a embaixada dos EUA tenha sofrido danos significativos, todo o pessoal conseguiu evacuar o prédio com segurança”, relatou a embaixada americana em Port Moresby, Papua Nova Guiné, em uma atualização no X.

O Ministério das Relações Exteriores da Nova Zelândia confirmou à CNN que o prédio também abriga seu escritório do Alto Comissariado e as embaixadas da França e do Reino Unido, afirmando que havia “sofrido danos significativos”.

Related posts

Acidente de avião que transportava turistas na Austrália deixa três mortos | CNN Brasil

ONG denuncia sequestro de ex-candidato à presidência da Venezuela | CNN Brasil

Líder da Groenlândia vai se encontrar com rei dinamarquês após falas de Trump | CNN Brasil