Quem viaja hoje pela Rodovia Floriano Peixoto, que liga a Rodovia Carvalho Pinto a Campos do Jordão, pode ver uma grande obra no km 15. À primeira vista, parece que será um loteamento, mas trata-se na verdade do Mantiqueira Speedway Club: um clube de velocidade com conceito inovador.
O complexo está sendo construído em Tremembé (SP), a aproximadamente 140 km da capital. O espaço contempla um autódromo, uma pista de kart, lotes para construção de loft garages, um clube e até um shopping.
O conceito
O Mantiqueira Speedway Club é inspirado em outros projetos ousados, como The Thermal Club, nos EUA. Contudo, o projeto tem um forte toque autoral. Além da pista principal e seus boxes, haverá também um kartódromo, com cinco opções de traçados.
O complexo contará também com 105 lotes para a construção de “loft garages”. Haverá também um clube recreativo com piscina, spa, sala de jogos e car storage. Além disso, o espaço terá um hangar e um heliponto, que deverá ser bastante utilizado pelo público-alvo do projeto.
Na vizinhança do complexo há a projeção da construção de um shopping com acesso livre para o público geral. O espaço contará com concessionárias, bares e restaurantes.
Além dos compradores dos lotes, disponíveis na “Cota Premium“, os compradores da “Cota Gold” terão direito ao uso da pista perante agendamento e uso do clube e suas dependências.
O Mantiqueira Speedway Club tem participação do ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques, cujo estúdio de design irá projetar os boxes e as loft garages. O projeto arquitetônico do autódromo é assinado pelo arquiteto Alfredo Kobbaz.
O empreendimento está previsto para ficar pronto em 2025, e é realizado pela MDS, empresa com um vasto portfólio na região.
Pista
A pista principal tem 2.831 metros de extensão, com uma reta principal de 500 m. Nessa reta, a largura da pista é de 15 metros, enquanto que no restante da pista, a largura diminui para 12. A pista foi projetada para que os carros circulem no sentido anti-horário.
Oito boxes permanentes ficam localizados paralelamente à reta principal, onde também há um lounge e uma torre de controle.
O trabalho de engenharia do circuito é conduzido por Luís Ernesto Morales, Presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA. O circuito é projetado para receber homologação da FIA, e deverá poder receber corridas de todas as categorias nacionais — como Stock Car, Porsche Cup, Copa HB20, Nascar Brasil, entre outras.
O kartódromo contará com cinco opções de traçados. Lá, deverão ocorrer também aulas de Kart. Embora seja um espaço exclusivo para sócios, o Mantiqueira Speedway Club eventualmente sediará eventos de auto-clubes e outros grupos.
Lotes para a construção de loft garages
O complexo conta com 105 lotes de mil metros quadrados cada. Os lotes são vendidos juntamente com o direito de uso das pistas e demais instalações comuns do Mantiqueira Speedway Club por tempo indeterminado. Os preços desse pacote, denominado Cota Premium, variam, e devem ser consultados com a equipe do Mantiqueira Speedway Club.
O condomínio é projetado para que todos os lotes tenham vista tanto para a pista, quanto para a Serra da Mantiqueira.
Todos os lotes devem ter a área construída em formato de garagem, com loft/apartamento. De acordo com Chacon, responsável pelo marketing do Mantiqueira Speedway Club, haverá uma padronização dessas construções, mas há opções de personalização, inclusive com a assinatura da Tarso Marques Concept.
O espaço Club é uma área comum do condomínio que contará com:
- Clube recreativo
- Car Storage com serviços de estética automotiva
- Sede “área comum”
- Piscina
- Spa
- Sala de jogos/entretenimento
- Hangar
- Heliponto
Cota Gold
A Cota Gold dá direito ao comprador de uso das pistas, boxes e demais dependências do condomínio. Quando comparada à Cota Premium, a Gold apenas não envolve a aquisição dos lotes. Serão disponibilizadas 60 Cotas Gold para que os compradores se tornem associados.