Casa Brasil SP: Programa que oferece casa para moradores de rua é inconstitucional, decide Justiça | CNN Brasil

SP: Programa que oferece casa para moradores de rua é inconstitucional, decide Justiça | CNN Brasil

por carolinagomes
0 comentários
sp:-programa-que-oferece-casa-para-moradores-de-rua-e-inconstitucional,-decide-justica-|-cnn-brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou como inconstitucional o programa Reencontro, da prefeitura de São Paulo, que oferece moradia e auxílio para pessoas em situação de rua na capital há cerca de dois anos. A decisão foi proferida após ação movida pelo Ministério Público de São Paulo.

No pedido, o MP apontou que há inconstitucionalidade na ausência de participação popular durante a tramitação do projeto. De acordo com o órgão, a lei que criou o programa foi aprovada por meio de uma manobra na Câmara Municipal, e não houve discussão do texto com conselhos municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, de Assistência Social e da Política Municipal para a População em Situação de Rua.

A decisão do TJ foi proferida em junho deste ano. A prefeitura, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo e a Mesa Diretora da Câmara Municipal já entraram com recursos contra a medida desde então. Porém, até este mês, todos os pedidos haviam sido negados.

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que o atendimento prestado pelo programa Reencontro está garantido à população e não há alterações no funcionamento das Vilas Reencontro e do Auxílio Reencontro.

“A Procuradoria Geral do Município (PGM) comunica que recorreu da decisão e aguarda o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A PGM ressalta ainda que a decisão do TJSP que declarou a inconstitucionalidade prevê um prazo de 18 meses de modulação por reconhecer a importância da política implementada, isto é, a lei continua válida”, diz a nota.

O programa Reencontro é voltado para a população em situação de rua e inclui iniciativas nas áreas da assistência e desenvolvimento social, saúde e direitos humanos. No âmbito das políticas de desenvolvimento social, foram criadas a Vila Reencontro e os Auxílios Reencontro Moradia e Família.

“A Vila Reencontro é um serviço de moradia transitória para pessoas e famílias em situação de rua. Ela tem como objetivo fornecer moradia temporária e contribuir para o desenvolvimento de seus usuários e usuárias, apoiando a reconstrução da autonomia e a saída qualificada da situação de rua”, define a prefeitura.

Atualmente, a cidade conta com 10 unidades da Vila Reencontro, que são moradias provisórias, normalmente feitas em contêineres, em diversas regiões da capital.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados