As inscrições para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2025 abrem no dia 17 e vão até 21 de janeiro. Nesse período, com sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em mãos, os estudantes terão que selecionar duas opções de cursos para concorrer.
Diante disso, como os candidatos podem escolher as melhores opções de graduação?
Para Ana Carolina Negrin, professora de biologia do Estratégia Vestibulares, o aluno deve “observar sua nota global do Enem e comparar com as notas de corte do último SiSU para os cursos que tenha interesse”.
Ela também recomenda observar se a instituição dá pesos diferentes para as cinco provas do Enem – linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e a redação –, o que pode contribuir para elevar a nota do estudante.
Alessandra Lopes, professora de sociologia e história do Estratégia Vestibulares, afirma que a melhor técnica é se inscrever no primeiro dia e, nos dias seguintes, acompanhar o movimento do ranking e as notas de corte. Dessa forma, o candidato confere se continua tendo chance de passar no curso desejado.
“No último dia, deixe apenas as opções que o candidato realmente queira, para não queimar a chance da lista de espera”, completou.
Resumindo:
- Observe sua nota global e compare com as notas de corte do último SiSU para os cursos de interesse;
- Observe se a instituição dá pesos diferentes para as provas do Enem;
- Inscreva-se no primeiro dia;
- Nos dias seguintes, acompanhe o movimento do ranking e as notas de corte;
- No último dia, deixe as opções que você realmente tem interesse.
Como usar a nota do Enem?
O SiSU é um sistema que garante vagas em universidades federais e estaduais usando a nota do Enem.
Os candidatos também podem usar o resultado do exame para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas os calendários ainda não foram divulgados.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais