A próxima temporada da tradicional Semana de Moda de Londres não contará com a presença de couros e peles de animais selvagens em seus desfiles. A proibição foi anunciada nesta sexta-feira (29) por um dos líderes do British Fashion Council (BFC), organizador do evento.
De acordo com a plataforma The Business of Fashion (BOF), a entidade já havia banido o uso das peles tradicionais em 2023. No entanto, agora, a restrição será ampliada para outros materiais.
“Deixaremos de apresentar marcas que utilizem peles verdadeiras ou peles exóticas nas suas coleções e pedimos aos estilistas que respeitem estas condições”, escreveu David Leigh-Pemberton, Chefe de Política e Engajamento do BFC em uma publicação no Linkedin.
Segundo a BOF, a medida ocorreu em meio à crescente pressão de ativistas dos direitos dos animais, a partir da ideia que estão tentando produzir bolsas e outros itens luxuosos com pele de crocodilo e cobra.
Londres é a primeira capital fashionista a inserir a proibição. Durante a última Semana de Moda de Paris, em setembro, o desfile da Hermès, por exemplo, foi interrompido por ativistas da PETA, uma associação de direitos dos animais, que ergueram cartazes contra o uso do couro exótico.
Saiba o que é moda sustentável