Casa Politica Saúde pode ampliar faixa etária para vacinação contra dengue em 2025 | CNN Brasil

Saúde pode ampliar faixa etária para vacinação contra dengue em 2025 | CNN Brasil

por henriquesales
0 comentários
saude-pode-ampliar-faixa-etaria-para-vacinacao-contra-dengue-em-2025-|-cnn-brasil

A ministra da Saúde Nísia Trindade afirmou que, para 2025, o Brasil não terá vacinação em massa para dengue. A declaração foi dada após reunião, nesta quarta-feira (22), do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), no próprio ministério, sobre ações estratégicas e monitoramento do cenário epidemiológico da dengue em todo país.

A ministra afirmou que existe a possibilidade de ampliação da faixa etária de quem recebe a vacina, caso o imunizante do Butantan seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ano passado, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram o público-alvo.

“Temos que esperar a aprovação. A aprovação parte dos estudos clínicos e define qual é a faixa etária que há evidências. Não posso antecipar, apesar dos artigos publicados, porque depende da aprovação da Anvisa. Lembrando que não há indicação para vacinação acima dos 60 anos”, afirmou.

O Instituto Butantan já iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue, antes mesmo da liberação da Anvisa. A solicitação da instituição à Anvisa, para o registro da vacina em dose única, aconteceu em dezembro de 2024.

A preocupação do Ministério da Saúde vem após o Brasil ter um aumento expressivo de casos de dengue no ano passado. Em 2024, foram 6.103 mortes e mais de 6,6 milhões de casos, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.

Segundo a ministra, sem a vacinação, a população tem que continuar com os cuidados contra o mosquito. Ela prometeu que o Ministério vai intensificar o trabalho e o apoio técnico aos estados e municípios.

“Muitas ações tem que se dar no âmbito dos municípios, por isso a importância dessa conversa com prefeitas e prefeitos, com limpeza urbana… evitar áreas que possam ter reservatório do Aedes aegypti. Essa é a nossa principal determinação”, afirmou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados