Casa Famosos TV Safra de soja 24/25 do Brasil deve crescer 12,7%, estima Conab | CNN Brasil

Safra de soja 24/25 do Brasil deve crescer 12,7%, estima Conab | CNN Brasil

por
0 comentários
safra-de-soja-24/25-do-brasil-deve-crescer-12,7%,-estima-conab-|-cnn-brasil

A safra de soja do Brasil 2024/25 foi estimada nesta terça-feira (15) em 166,0 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu primeiro levantamento para a temporada, projetando crescimento de 12,7% frente à safra anterior marcada por uma quebra em função do clima adverso.

A expectativa é de aumento de 2,8% na área plantada com a oleaginosa, para 47,3 milhões de hectares, principalmente em áreas de pastagem degradadas e na troca do cultivo do milho devido à maior rentabilidade atual da soja.

“No entanto, o percentual de crescimento de área da oleaginosa está arrefecido nesta safra, sendo este o terceiro menor percentual de incremento registrado desde o ciclo 2009/2010”, pontuou a Conab.

O plantio da soja no Brasil está atrasado neste ano, com os produtores à espera do início das chuvas, sobretudo nos Estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso. Por ora, os trabalhos estão mais adiantados no Paraná.

“São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia também já começaram o semeio da oleaginosa, porém restrita às áreas irrigadas por pivô central”, disse a Conab.

A produtividade da soja deve avançar 9,6%, para 3.508 kg/ha, conforme o levantamento.

Já para o milho, a estatal estimou a produção total do Brasil em 119,73 milhões de toneladas, crescimento de 3,5% frente ao ciclo anterior, também desfavorecido pelo clima.

A área plantada com o cereal, somando as três safras, foi prevista em 21 milhões de hectares, estável frente à temporada passada.

Para a safra total de grãos e oleaginosas do Brasil, a previsão é de 322,47 milhões de toneladas, volume 8,3% maior que o de 2023/24, “estabelecendo um novo recorde na série histórica caso o resultado se confirme ao final do ano agrícola”.

Exportações

Em relatório nesta terça-feira, a Conab apontou que as exportações da soja devem crescer para 105,5 milhões de toneladas em 2025, contra 92,43 milhões em 2024, “com base no aumento da produção e da demanda mundial, especialmente da China”.

Já os embarques do milho estão projetados em 34 milhões de toneladas no ciclo 2024/25, abaixo das 36 milhões de toneladas estimadas para a safra anterior, enquanto a demanda interna pelo grão deverá se manter aquecida devido “ao bom desempenho do mercado exportador de proteína animal e pela produção de etanol”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados