Casa Brasil Ricardo Nunes chama serviço de mototáxi da 99 em SP de “carnificina” | CNN Brasil

Ricardo Nunes chama serviço de mototáxi da 99 em SP de “carnificina” | CNN Brasil

por luanleao
0 comentários
ricardo-nunes-chama-servico-de-mototaxi-da-99-em-sp-de-“carnificina”-|-cnn-brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), classificou o serviço de mototáxi da 99 na capital como “carnificina”. A fala foi feita à CNN na terça-feira (14), quando a empresa anunciou o início da operação da 99Moto.

“Estou entrando com ação judicial hoje contra a empresa. Vou instruir uma fiscalização e todas as motos que estiverem cadastradas para fazer esse tipo de serviço serão paradas. Nós não vamos permitir que esta empresa venha para cá e traga uma carnificina”, afirmou.

No início de 2023, Nunes assinou um decreto que suspendeu temporariamente o serviço de viagens por aplicativo em veículos de duas rodas. Um grupo de trabalho foi instituído e concluiu que a atividade colocaria em risco os motociclistas, passageiros e terceiros.

Sem acordo com a prefeitura da capital paulista, a 99 se baseou em uma lei federal de Política Nacional de Mobilidade Urbana para iniciar a operação da 99Moto na terça-feira (14).

“Trata-se de uma ação ilegal e irresponsável por parte da empresa, que descumpre decreto assinado pelo prefeito Ricardo Nunes em janeiro de 2023 que suspende tal modalidade”, afirmou a prefeitura, em nota.

“Aqui não é uma terra sem dono, não é uma terra de ninguém. Já estive com eles em várias reuniões, avisei que não tinham autorização”, disse Nunes. A prefeitura informou que a Procuradoria Geral do Município vai notificar a empresa sobre a irregularidade no início da atividade.

O executivo municipal informou ainda que o Comitê Municipal de Uso do Viário já notificou a empresa e determinou a suspensão do serviço de transporte.

A 99, por meio de uma nota, disse que não vai cumprir a determinação e ingressou com um mandado de segurança para seguir com o serviço em São Paulo. “A empresa vai manter a operação e segue defendendo a legalidade da categoria, adotando todas as medidas cabíveis, nas instâncias adequadas, para preservar os direitos da companhia e dos usuários da modalidade”, afirmou.

Segundo a empresa, em 2024, o número de ocorrências de acidentes foi baixo devido aos mecanismos de segurança utilizados. “Apenas 0,0003% das corridas tiveram algum acidente de trânsito. Isso foi possível graças às 50 funcionalidades de segurança, incluindo: alerta de velocidade, que emite avisos em casos de excesso; governança contra direção perigosa no trânsito, que promove a conscientização e, se necessário, também bloqueios a motociclistas imprudentes; cursos e orientações preventivas sobre direção; além de checagem de dados, monitoramento das corridas; entre outros”, diz a nota enviada à CNN.

Em todo o estado de São Paulo, o serviço está disponível em 434 municípios como Guarulhos, Osasco e cidades do ABC Paulista.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados