Com a ampliação de apoios partidários a Hugo Motta (Republicanos-PB) nesta quarta-feira (30), membros da cúpula do Republicanos têm a expectativa de que Elmar Nascimento (União-BA) anuncie a desistência da candidatura dele na disputa pela presidência da Câmara nos próximos dias.
Elmar e Antonio Brito (PSD-BA) são os dois concorrentes de Motta para suceder Arthur Lira (PP-AL) no comando da Casa. A eleição interna vai acontecer em fevereiro de 2025, mas as articulações estão a pleno vapor.
A avaliação de um integrante da cúpula do Republicanos é que a consolidação dos apoios a Motta de PP, PL, PT, Podemos e MDB, além do próprio Republicanos, faz crescer a pressão em cima de ambos os concorrentes.
Com esse grupo, Motta conta com o apoio de 312 dos 513 deputados federais, se todos os parlamentares desses partidos realmente votarem nele.
O analista da CNN Caio Junqueira mostrou que a cúpula do União Brasil negocia com Hugo Motta a retirada de Elmar em troca de cargos relevantes no próximo biênio na Câmara.
Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno