Alegações de que a recente luta histórica de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson foi manipulada são “incorretas e infundadas… ilógicas e insanas”, disse a promotora da luta em um comunicado nesta segunda-feira (25).
Paul venceu o controverso combate, que foi o evento esportivo mais transmitido da história global, por decisão unânime após oito rounds de dois minutos, com os juízes pontuando a luta em 80-72, 79-73, 79-73.
A Most Valuable Promotions (MVP), cofundada por Paul, defendeu a autenticidade da vitória do YouTuber e boxeador, afirmando que as sugestões contrárias eram “fictícias”.
O comunicado dizia: “Ambos os lutadores, de boa fé, performaram com o melhor de suas habilidades com o objetivo de vencer a luta. Não houve absolutamente nenhuma restrição — contratual ou não — para qualquer lutador. Cada boxeador pôde usar seu arsenal completo para vencer a luta. Qualquer acordo contrário violaria as regras de boxe do TDLR (Departamento de Licenciamento e Regulamentações do Texas).”
“Provocações e especulações são comuns nos esportes, e atletas e promotores precisam tolerar comentários, piadas e opiniões sem sentido. Mas sugerir qualquer coisa além do esforço total desses lutadores não é apenas ingênuo, mas um insulto ao trabalho que eles dedicaram ao seu ofício e ao próprio esporte.”
“É ainda mais ilógico e insano que a MVP, na estreia de uma esperada parceria de longo prazo com a maior plataforma de streaming do mundo — uma organização que fez sua primeira incursão em esportes profissionais ao vivo com Paul vs. Tyson — sequer consideraria tal violação perversa das regras da competição.”
A luta foi transmitida pela Netflix e alcançou pico de audiência de 65 milhões de espectadores. Mais de 72.000 pessoas compareceram ao AT&T Stadium em Arlington, Texas, pagando um total de $ 18.117.072 — o maior valor para qualquer luta nos EUA fora de Las Vegas.
-
1 de 21
Jake Paul e Mike Tyson após luta em Dallas • Reprodução/ X @Netflix
-
2 de 21
Momento da luta entre Mike Tyson e Jake Paul • Reprodução/X @Netflix
-
3 de 21
A irlandesa Katie Taylor comemora vitória sobre a porto-riquenha Amanda Serrano • Reprodução/X @Netflix
-
-
4 de 21
Mario Barrios e Abel Ramos empataram, e o título do meio-médio seguiu com Barrios • Reprodução/X @Netflix
-
5 de 21
Mike Tyson e Paul arrastam multidão para o AT&T Stadium • Stephen McCarthy/ Getty Images
-
6 de 21
Whindersson Nunes ri enquanto é encurralado pelo boxeador indiano Neeraj Goyat • Reprodução/X @NetflixBrasil
-
-
7 de 21
Mike Tyson chega com jaqueta estilosa ao estádio no Texas para luta contra Jake Paul • Reprodução/X @MikeTyson
-
8 de 21
Whindersson Nunes perde para o indiano Neeraj Goyat • Reprodução/X @Netflix
-
9 de 21
Whindersson Nunes na luta contra o indiano Neeraj Goyat • Reprodução/X @Netflix
-
-
10 de 21
Mike Tyson dá um tapa em Jake Paul na pesagem antes da luta • Divulgação/Netflix
-
11 de 21
Mike Tyson dá tapa na cara de Jake Paul em pesagem antes da luta • Reprodução/Instagram @mostvaluablepromotions
-
12 de 21
Mike Tyson e Jake Paul se pesaram nesta quinta-feira (14) • Divulgação/Netflix
-
-
13 de 21
Jake Paul e Mike Tyson durante pesagem • Divulgação/Netflix
-
14 de 21
Mike Tyson e Jake Paul ficam frente a frente em encarada • Reprodução
-
15 de 21
Jake Paul e Mike Tyson lutam na próxima sexta-feira (15) • Reprodução / Most Valuable Promotions
-
-
16 de 21
Mike Tyson se prepara visando duelo contra Jake Paul em Dallas (EUA) • Reprodução/Instagram
-
17 de 21
Jake Paul usa cabelo maluco em preparação para luta contra Mike Tyson • Reproduão/Instagram/jakepaul
-
18 de 21
Mike Tyson e Jake Paul participaram de um programa no YouTube • Reprodução/YouTube
-
-
19 de 21
Mike Tyson e Jake Paul em divulgação de luta • Foto: Sarah Stier/Getty Images for Netflix
-
20 de 21
Mike Tyson se prepara para enfrentar o influencer Jake Paul • Reprodução/Instagram/@miketyson
-
21 de 21
Jake Paul e Mike Tyson se enfrentam no dia 15 de novembro • Divulgação/Instagram Jake Paul
-
O evento também quebrou vários recordes de apostas segundo a ESPN, com BetMGM e ESPN BET relatando que mais dinheiro foi apostado nesta luta do que em qualquer outro evento de combate na história de ambas as empresas.
No entanto, a luta recebeu críticas nas redes sociais e no mundo do boxe. O membro do Hall da Fama Oscar De La Hoya estava entre aqueles que questionaram a legitimidade do resultado.
“Todos estão falando sobre como esta luta foi encenada”, disse De La Hoya, que agora é promotor, no Instagram. “Eu acredito que foi roteirizada, e acredito que Tyson certamente foi contido. Olha, eu sou lutador e posso ver isso. Vai para o registro, e foi sancionada, então Jake Paul pagou para conseguir a vitória em seu histórico. Para quê? Para sua própria satisfação pessoal?”
Os próprios comentários de Paul após a luta aumentaram a controvérsia. O lutador de 27 anos disse em uma coletiva de imprensa que “definitivamente” tirou o pé do acelerador, acrescentando que “queria dar um show aos fãs, mas não queria machucar alguém que não precisava ser machucado.”
Nakisa Bidarian, outro cofundador da MVP, defendeu Paul, alegando que aqueles que questionam o resultado estão em negação sobre a habilidade de boxe do ex-streamer.
“Esta não é a primeira vez que Jake Paul enfrenta ceticismo infundado ou descrença absoluta como atleta profissional e, francamente, a alegação de que sua luta deve ter sido manipulada é apenas o mais recente elogio às avessas que ele recebe”, disse Bidarian.