A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima apreendeu 21 kg de ouro na noite desta quarta-feira (27). Foram apreendidas 33 barras do minério avaliadas em R$ 10 milhões — a maior apreensão feita durante a Operação OMAWE, que combate garimpo ilegal em terras indígenas.
A apreensão ocorreu durante o patrulhamento na BR 174, no distrito de Jundiá, em Rorainópolis (RR), única estrada que liga o estado às demais regiões do Brasil. A origem do ouro ainda é investigada, mas a PRF suspeita que o minério tinha como destino a fronteira com a Guiana e Venezuela para entrar no comércio ilegal.
Agentes desconfiaram de uma caminhonete Hilux em alta velocidade, conduzida por uma mulher, de 33 anos, e um homem, de 25 anos. A fiscalização do veículo revelou sinais de manipulação de peças do carro.
Os policiais encontraram pacotes envolvidos com fita isolante dentro de compartimentos ocultos da caminhonete. Ao abrir o material, foram localizadas e apreendidas as barras de ouro maciço.
Os ocupantes informaram estarem indo de Manaus (AM) a Boa Vista (RR). Ambos foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal em Boa Vista (RR).