O primeiro-ministro irlandês Simon Harris fez uma última aparição na campanha eleitoral na quinta-feira (28), enquanto a queda no apoio ao seu partido Fine Gael mostrava sinais de estabilização antes das eleições de sexta-feira (29).
A última pesquisa de opinião antes das eleições gerais de sexta-feira indicou um provável retorno da coalizão liderada pelo centro-direita ao governo.
Os partidos Fine Gael e Fianna Fail prometeram governar novamente sem o Sinn Féin, o que significa que o partido de esquerda, que liderava as pesquisas de opinião até o início deste ano, precisa terminar bem à frente de ambos para mudar a dinâmica.
Um incidente na sexta-feira passada (22), no qual o primeiro-ministro foi filmado se afastando de um trabalhador da área da sáude que estava reclamando sobre os serviços para deficientes, provocou uma queda no apoio.
Simon Harris se desculpou repetidamente pelo incidente, um vídeo que viralizou.
A votação começará na sexta-feira às 7h no horário local, 4h no horário de Brasília, encerrando uma campanha eleitoral apertada em que os principais partidos tentaram atrair eleitores com planos ambiciosos de gastos para enfrentar o aumento do custo de vida e a escassez de moradias.
A imigração foi outro tema central da campanha, já que os principais partidos políticos se juntaram a uma série de candidatos independentes de extrema direita ao adotar posições mais rígidas sobre o aumento da imigração.