No último domingo (5), banhistas e pessoas que passavam pela orla de Ipanema, na zona Sul do Rio de Janeiro, foram surpreendidos por uma faixa de lixo na areia da praia.
-
1 de 3
Banhistas ignoram faixa de lixo na orla de Ipanema • Aliny Araujo/arquivo pessoal
-
2 de 3
Banhistas ignoram faixa de lixo na orla de Ipanema • Aliny Araujo/arquivo pessoal
-
3 de 3
Banhistas ignoram faixa de lixo na orla de Ipanema • Aliny Araujo/arquivo pessoal
-
Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver banhistas andando normalmente mesmo com a grande quantidade de sujeira.
Uma das imagens mostram crianças brincando na areia em meio a copos e sacos plásticos de lixo.
Em entrevista à CNN, a gerente de marketing Aliny Fabricia Araujo, responsável pelas gravações, falou que estava andando na praia com o marido e se espantou com as cenas. “Ficamos sem acreditar que tinha tanto lixo e tantas pessoas no local convivendo e curtindo a praia normalmente”, contou.
A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) informou que o trecho mostrado nas imagens fica perto do Posto 8. De acordo com a companhia, no domingo (05), jovens teriam quebrado garrafas e virado contêineres.
Foram feitas buscas nas imagens do Centro de Operações do Rio (COR), mas as câmeras não captaram as ações.
Pela explicação da Comlurb, quando a maré subiu, formou uma faixa de lixo junto ao espelho de água.
Ainda de acordo com a empresa, são mantidos, regularmente, 1 mil contêineres com capacidade de 1.200 litros no calçadão da praia. A Companhia reforçou que é proibido o uso de garrafas de vidro na areia.
Cerca de 150 garis realizam diariamente a limpeza da praia nos horários da tarde e noite, com auxílio de equipamentos como tratores que possuem implementos traseiros que fazem o peneiramento da areia.
“Apesar dos atos de vandalismo, as equipes trabalharam durante toda a noite e a praia amanheceu limpa”, finaliza a nota.