Casa Policia Prefeito eleito é preso após se entregar à PF por suspeita de compra de votos | CNN Brasil

Prefeito eleito é preso após se entregar à PF por suspeita de compra de votos | CNN Brasil

por fabiomunhoz
0 comentários
prefeito-eleito-e-preso-apos-se-entregar-a-pf-por-suspeita-de-compra-de-votos-|-cnn-brasil

O prefeito eleito de Nova Olinda do Maranhão (MA), Ary Menezes (PP), se entregou à Polícia Federal (PF) no último domingo (15) após ser apontado como suspeito de envolvimento em um esquema de compra de votos e ameaças a eleitores durante as eleições deste ano.

Menezes estava foragido desde a deflagração da Operação Cangaço Eleitoral na quinta-feira (12). Ele é um dos principais alvos da ação, que visa desarticular um esquema de corrupção eleitoral no município.

Segundo as investigações, o esquema consistia no aliciamento de eleitores por meio de ofertas de dinheiro e materiais de construção. Os que recusavam as propostas eram alvo de intimidações, incluindo ameaças com armas de fogo. A Polícia Federal aponta que há fortes indícios de crimes como compra de votos, intimidação, extorsão qualificada, desvio de recursos públicos, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Na quinta-feira, os policiais federais deram cumprimento a quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Na ocasião, foram detidos o vice-prefeito eleito, Ronildo da Farmácia (MDB), além do sogro de Ary e da secretária de finanças da cidade. Na data, o prefeito eleito não foi localizado. Ary só se apresentou no domingo, na sede da Polícia Federal em São Luís, acompanhado de seu advogado.

A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís e Cantanhede, na tentativa de desarticular o grupo e apreender mais evidências de crimes eleitorais. Segundo a corporação, as investigações indicam que recursos públicos federais podem ter sido desviados para financiar a compra de votos.

O pleito que elegeu Ary Menezes foi um dos mais apertados do país, com uma diferença de apenas dois votos sobre a segunda colocada, Thaymara Amorim (PL). A disputa em Nova Olinda, município com cerca de 14 mil habitantes, ficou marcada pela tensão e acusações de irregularidades.

Ainda segundo a investigação da PF, testemunhas relataram terem sido vítimas de intimidações e ameaças feitas por indivíduos armados ligados ao grupo investigado. Nas ocasiões, foram forçadas a retirar materiais de propaganda política de candidatos adversários e a interromper atividades relacionadas às campanhas eleitorais.

A CNN tenta localizar a defesa de Ary Menezes.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados