Países da AL marcam reunião para reagir a Trump; Lula avalia participação | CNN Brasil

paises-da-al-marcam-reuniao-para-reagir-a-trump;-lula-avalia-participacao-|-cnn-brasil

Países da AL marcam reunião para reagir a Trump; Lula avalia participação | CNN Brasil

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) fará uma reunião de emergência de presidentes, na quinta-feira (30), para discutir as deportações de imigrantes nos Estados Unidos pelo novo governo de Donald Trump.

O encontro foi convocado em “caráter urgente” por Honduras, que exerce a presidência rotativa do bloco, composto por 33 países da região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá conversar com auxiliares, nesta segunda-feira (27), sobre sua eventual participação — ainda que remotamente — e fazer um balanço sobre os episódios envolvendo a deportação de imigrantes latino-americanos nos últimos dias.

A reunião da Celac está sendo organizada em caráter híbrido, mas a tendência no governo é que pelo menos o chanceler Mauro Vieira seja orientado para viajar a Honduras, segundo relatos feitos à CNN.

Em comunicado emitido neste domingo (26), o governo hondurenho avisou aos integrantes do bloco que a agenda do encontro será focada em três pontos:

  • Migração
  • Meio ambiente
  • Unidade latino-americana e caribenha

O comunicado informa que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, já confirmou participação presencialmente.

Como Presidenta Pro Témpore (PPT) de la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (CELAC), convoco con carácter urgente a una reunión de presidentes y jefes de Estado; próximo jueves 30 de enero a las 11:00 a.m. (hora de Honduras). pic.twitter.com/vEXCwCZBQl

— Xiomara Castro de Zelaya (@XiomaraCastroZ) January 26, 2025

Petro barrou, neste domingo (26), o pouso de um avião americano com deportados colombianos. Ele anunciou que o país vai enviar sua própria aeronave para recolher os imigrantes expulsos dos Estados Unidos.

Em represália, Trump decidiu aplicar tarifas de importação de 25% sobre todos os produtos colombianos e suspender a emissão de vistos para cidadãos do país.

Petro também elevou as alíquotas de importação para mercadorias americanas na mesma medida e atacou Trump em suas redes sociais.

Ainda não há, por ora, perspectivas de telefonema entre Lula e Petro para discutir a situação. O presidente brasileiro não falou sobre as deportações de brasileiros nos últimos dias e deixou manifestações a cargo do Itamaraty e do Ministério da Justiça, que emitiram notas oficiais.

O Brasil deixou a Celac, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e voltou ao bloco em 2023, no primeiro ano do atual mandato de Lula.

Related posts

google-volta-a-exibir-cotacao-do-dolar-4-meses-apos-erros-|-cnn-brasil

Google volta a exibir cotação do dólar 4 meses após erros | CNN Brasil

filha-de-flavia-alessandra-emociona-web-com-homenagem-para-mae-|-cnn-brasil

Filha de Flávia Alessandra emociona web com homenagem para mãe | CNN Brasil

lexa-fala-sobre-mudancas-no-corpo-apos-gestacao-e-perda-da-filha-|-cnn-brasil

Lexa fala sobre mudanças no corpo após gestação e perda da filha | CNN Brasil