Casa Economia Pacote fiscal veio atrasado e muito menor do que se imaginava, diz ex-BC ao WW | CNN Brasil

Pacote fiscal veio atrasado e muito menor do que se imaginava, diz ex-BC ao WW | CNN Brasil

por joaonakamura
0 comentários
pacote-fiscal-veio-atrasado-e-muito-menor-do-que-se-imaginava,-diz-ex-bc-ao-ww-|-cnn-brasil

Questionado se o pacote fiscal apresentado pelo governo é suficiente para estabilizar a dívida pública, Luiz Fernando Figueiredo é direto: “A resposta é não”.

O presidente do conselho de administração da JiveMauá e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central (BC) reforça que o conjunto de medidas, além de ter demorado a ser anunciado, veio “de um jeito muito ruim”.

“O que o governo dizia que seria o corte, se faz a conta na ponta do lápis vem muito menos que isso. A forma e o conteúdo vieram muito menores do que se imaginava”, afirmou Figueiredo ao WW.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao divulgar as medidas fiscais, afirmou que a expectativa do governo era de economizar mais de R$ 70 bilhões até 2026. E é este resultado que é visto como superestimado e insuficiente pelo economista.

Com a postura de avançar contra as despesas, o ex-diretor do BC afirmou que “alguma coisa veio na direção certa”, mas reiterou que “foi pouco” e que, para se estabilizar a dívida, serão necessárias “muitas outras rodadas” de ajustes.

“O governo fez um ajuste bem a contragosto. Deixou para o último minuto para dificultar a necessidade de negociar. Mas é difícil ter confiança, ainda não está claro que o governo está convencido da necessidade de cortar gastos”, avaliou Figueiredo.

Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados