O número de mortos nas piores enchentes em décadas no sul da Tailândia e no norte da Malásia subiu para pelo menos 12 no sábado (30), disseram autoridades, enquanto dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas devido ao aumento do nível das águas nos últimos três dias.
No sul da Tailândia, as enchentes afetaram quase 534 mil famílias, com o número de mortos subindo de quatro para nove, conforme relatado na sexta-feira (29), e deixando milhares em 200 abrigos temporários que foram montados em áreas afetadas, disse o Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres.
O distrito de Chana, na província de Songkhla, sofreu as piores enchentes em 50 anos, com imagens de vídeo mostrando pessoas sendo carregadas de suas casas inundadas por uma torrente de água para caminhões.
Outro vídeo mostrou equipes de resgate no distrito de Sateng Nok, na província de Yala, carregando um bebê para fora do telhado de uma casa atingida pelas enchentes no sábado.
Na vizinha Malásia, as enchentes afetaram quase 139 mil pessoas em nove estados, deixando três mortos desde sexta-feira, de acordo com o Centro Nacional de Comando de Desastres.
O Departamento Meteorológico da Tailândia disse que várias áreas no sul do país podem esperar mais chuvas fortes no sábado e alerta sobre mais enchentes repentinas nas áreas afetadas.
As Filipinas vizinhas foram atingidas por seis tufões em apenas um mês, em novembro, causando devastação generalizada.