Casa Região Ministros tentam tirar peso de reunião marcada com Lula para esta sexta (20) | CNN Brasil

Ministros tentam tirar peso de reunião marcada com Lula para esta sexta (20) | CNN Brasil

por douglasporto
0 comentários
ministros-tentam-tirar-peso-de-reuniao-marcada-com-lula-para-esta-sexta-(20)-|-cnn-brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá nesta sexta-feira (20) seus 39 ministros para um encontro no Palácio do Alvorada. O compromisso será o primeiro do petista após o período internado em São Paulo.

Ministros ouvidos pela CNN foram categóricos em dizer que não se trata de uma reunião ministerial, mas sim de um almoço de confraternização. A ideia é que eles ouçam mais do que sejam ouvidos, já que não são esperados balanços individuais de cada pasta. Uma reunião ministerial mais robusta é esperada para janeiro.

O tom esperado pela fala de Lula é de orientação ao time. Questionados se estão esperando algum puxão de orelha do presidente da República, ministros brincaram que é final de ano, véspera do Natal e que “os corações costumam estar mais leves, mais para agradecimentos”.

Também não se espera que seja um encontro longo porque o presidente Lula ainda se recupera das últimas intercorrências médicas e deve ser poupado de agendas mais extensas.

Em algumas ocasiões que de fato foram reuniões ministeriais, Lula ficou reunido por nove horas com os ministros e foi dada a palavra a cada um deles.

A previsão é de que apenas os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Fernando Haddad (Fazenda) devam falar.

O presidente chegou a cogitar uma confraternização com a equipe na Granja do Torto, mas foi desaconselhado diante das observações médicas. Ele esteve internado no Hospital Sírio-Libanês na última semana para realizar uma cirurgia de emergência na cabeça. Voltou à Brasília na quinta-feira (19).

Segundo Padilha, a expectativa é chegar na reunião com notícias positivas para o presidente sobre o pacote de gastos. Nesta semana, o governo correu para aprovar no Congresso um pacote de medidas para controlar o gasto público e garantir o limite do arcabouço fiscal nos próximos anos.

Este pacote é composto por uma PEC, um projeto de lei ordinária (PL) e um projeto de lei complementar (PLP). Antes de as matérias chegarem ao Congresso, o governo previa uma economia de R$ 70 bilhões.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados