Casa Mundo Ministro do Irã chama acordo de cessar-fogo em Gaza de “rendição“ de Israel | CNN Brasil

Ministro do Irã chama acordo de cessar-fogo em Gaza de “rendição“ de Israel | CNN Brasil

por victorsa
0 comentários
ministro-do-ira-chama-acordo-de-cessar-fogo-em-gaza-de-“rendicao“-de-israel-|-cnn-brasil

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, chamou o acordo de cessar-fogo entre Gaza e Israel de uma “rendição” do país comandando por Benjamin Netanyahu e reafirmou o apoio contínuo de Teerã ao Hamas, de acordo com informações do ministério.

Em um telefonema na quinta-feira (16) à noite com Khalil al-Hayya, chefe do Hamas na Faixa de Gaza e chefe da delegação de negociação do movimento nas tratativas de cessar-fogo, Araghchi confirmou o apoio do Irã ao acordo e parabenizou o Hamas por sua “vitória” contra Israel.

Ele afirmou que a “resiliência do Hamas compeliu o regime ocupante [Israel] a se render e aceitar o acordo de cessar-fogo e a troca de prisioneiros”, segundo a declaração do Ministério das Relações Exteriores.

Em comunicado, o Hamas disse que al-Hayya agradeceu ao Irã e afirmou que a trégua foi alcançada em parte devido ao apoio do Irã – um dos principais aliados regionais do Hamas – durante a guerra, particularmente os dois ataques militares de Teerã a Israel no ano passado.

O gabinete de segurança de Israel votou nesta sexta-feira (17) para aprovar o acordo, de acordo com o Gabinete do primeiro-ministro. Agora, é necessária a aprovação completa do gabinete israelense, que conta com 33 membros.

A primeira fase do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza deve começar no domingo (19).

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados