Maioria do parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente interino | CNN Brasil

Maioria do parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente interino | CNN Brasil

A maioria do parlamento da Coreia do Sul votou nesta sexta-feira (27) a favor do impeachment do presidente interino, Han Duck-soo.

O primeiro-ministro Han tem sido presidente interino desde que o presidente Yoon Suk Yeol sofreu impeachment neste mês após imposição da lei marcial em 3 de dezembro e a suspensão dos seus poderes presidenciais.

Após o impeachment de Han, o ministro das Finanças Choi Sang-mok é o próximo na linha para assumir a presidência em exercício, de acordo com a lei sul-coreana.

Cerca de 192 dos 300 legisladores votaram para impedir Han no parlamento.

O principal partido da oposição, o Partido Democrático (DP), que controla o parlamento, decidiu impedi-lo depois de ele não ter nomeado imediatamente três juízes para preencher as vagas no Tribunal Constitucional.

O parlamento controlado pelo Partido Democrata apoiou três candidatos na quinta-feira (26), mas Han disse que não os nomearia formalmente a menos que houvesse um acordo bipartidário sobre as nomeações.

Houve desacordo entre os partidos no poder e na oposição e alguns estudiosos constitucionais sobre se uma maioria simples ou um voto de dois terços é necessário para o impeachment do presidente interino.

No entanto, o presidente do parlamento Woo Won-shik, que é do DP, disse que apenas uma maioria simples era necessária para aprovar a medida.

Related posts

Acidente de avião que transportava turistas na Austrália deixa três mortos | CNN Brasil

ONG denuncia sequestro de ex-candidato à presidência da Venezuela | CNN Brasil

Líder da Groenlândia vai se encontrar com rei dinamarquês após falas de Trump | CNN Brasil