Casa Politica Lula embarca neste domingo (20) para Rússia; presidente participará da cúpula do Brics | CNN Brasil

Lula embarca neste domingo (20) para Rússia; presidente participará da cúpula do Brics | CNN Brasil

por joaonakamura
0 comentários
lula-embarca-neste-domingo-(20)-para-russia;-presidente-participara-da-cupula-do-brics-|-cnn-brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parte neste domingo (20) para a Rússia, onde participará da 16ª Cúpula do Brics, realizada em Kazan de 22 a 24 de outubro.

Lula viajará acompanhado de ministros e deve ser recebido, no dia 22, em um jantar oferecido aos chefes de estado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Durante a cúpula, Lula pretende buscar o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seu discurso, ele reforçará a necessidade de uma reforma na ONU em 2025, quando a Carta das Nações Unidas completará 80 anos. O presidente defende que a organização seja adaptada para refletir as transformações globais contemporâneas.

Para o chefe do Executivo brasileiro, a reforma do Conselho de Segurança da ONU deve incluir a ampliação do número de membros com poder de veto. Atualmente, apenas cinco países possuem essa prerrogativa: França, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia e China.

O apoio da Rússia e da China é considerado essencial para que o Brasil tenha chances de se tornar um membro permanente do Conselho. No entanto, até o momento, ambos os países têm resistido a essa mudança.

Em contrapartida, França e Estados Unidos já demonstraram simpatia pela inclusão do Brasil como membro definitivo.

Alemanha e Japão também reivindicam há anos a entrada no grupo. África do Sul e a Índia são outros que se juntaram ao pleito.

Moeda Unificada

Putin, disse na última sexta-feira (18), durante entrevista ao diretor editorial da CNN, Daniel Rittner, que a introdução de uma moeda unificada para os Brics é algo prematuro por enquanto, pois exigiria um alto nível de integração entre os países membros.

O líder russo afirmou que as nações que integram os Brics devem avançar gradualmente nesse processo, acrescentando que a Rússia pretende fortalecer o novo banco do grupo.

Putin está empenhado em fazer dos Brics – que foi expandido para incluir Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos, além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – um contrapeso ao Ocidente na política e no comércio globais.

Conflito Rússia x Ucrânia

Lula também deve aproveitar a viagem para discutir um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.

Em maio, Brasil e China apresentaram uma proposta conjunta para as negociações de paz com a participação dos governos russo e ucraniano.

Brasil e China defendem que a Rússia não pode ficar de fora das discussões em busca de uma solução para o conflito.

O acordo foi assinado durante uma reunião, em Pequim, entre o chefe da assessoria de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, com o chanceler da China, Wang Yi.

Avião

Depois do incidente com o avião presidencial durante uma viagem ao México no início do mês, Lula usará um avião Airbus 330-200 para viajar para Kazan.

A aeronave, identificada pela FAB (Força Aérea Brasileira) como KC30, é a mesma que está sendo utilizada para buscar brasileiros que estão no Líbano e querem voltar ao Brasil para fugir dos conflitos no Oriente Médio.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados