Los Angeles: Morador acusa empresa de ser responsável por início de incêndio | CNN Brasil

Los Angeles: Morador acusa empresa de ser responsável por início de incêndio | CNN Brasil

A Southern California Edison (SCE), empresa de energia elétrica de Los Angeles, foi processada por supostamente contribuir com o início de um dos incêndios na região.

Jeremy Gursey, cuja casa no bairro de Altadena foi destruída no incêndio Eaton, alegou em um processo aberto no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles na segunda-feira (13) que a SCE foi responsável pelo início do incêndio. A companhia nega a acusação.

Autoridades locais afirmaram na segunda-feira que ainda não determinaram a causa dos incêndios, embora estejam investigando uma torre de transmissão elétrica em Eaton Canyon como o possível local de origem do incêndio de Eaton, de acordo com o Los Angeles Times.

Gursey citou como evidência fotografias tiradas por Jennifer Errico e Marcus Errico, moradores de Altadena. Por volta das 18h15 do dia 7 de janeiro, no horário local, eles flagraram o que seria um pequeno incêndio sob as linhas de transmissão que atravessam Eaton Canyon.

Essas duas pessoas disseram na sexta-feira (10) a Anderson Cooper, da CNN, que haviam avistado o início do incêndio de Eaton.

“Eu vi um brilho na encosta bem acima da nossa casa”, relatou Marcus Errico à CNN.

“E conforme eu me aproximava, eu podia ver bem na nossa frente na encosta em Eaton Canyon: há uma série de torres de transformadores com linhas de energia se estendendo até as montanhas. E, na base de uma delas, havia apenas um pequeno anel de chamas ao redor de toda a base”, destacou.

Ainda assim, Errico ressaltou que não tinha certeza se a SCE era responsável pelo incêndio.

“Não posso dizer definitivamente que foram as linhas de energia que o causaram”, pontuou a testemunha à CNN.

“Mas posso dizer definitivamente que o primeiro incêndio em Pasadena e Altadena — Eaton Canyon fica bem no limite entre Altadena e Pasadena — foi onde o incêndio começou. Foi sob aquela torre na terça-feira à noite. Começou como um pequeno incêndio por baixo e, em 10 minutos, toda a encosta foi engolida pelo fogo”, observou.

Empresa nega envolvimento nos incêndios de Los Angeles

A Southern California Edison, em uma declaração no domingo (12), disse que uma revisão dos circuitos e linhas de transmissão na área de Eaton Canyon mostrou que era improvável que seu equipamento elétrico tivesse causado o incêndio.

“Essa análise não mostra interrupções ou anomalias operacionais/elétricas nas 12 horas anteriores ao horário de início relatado do incêndio até mais de uma hora após o horário de início relatado do incêndio”, pontuou concessionária.

A SCE não respondeu a um pedido de comentário na segunda-feira sobre o processo. As ações da empresa controladora da SCE, a Edison International, caíram 10% na segunda-feira e 30% na semana passada, pois os investidores temem que ela possa ser responsabilizada financeiramente pelos incêndios.

Outras concessionárias que foram consideradas responsáveis por incêndios ​​pagaram altos custos: a Pacific Gas and Electric, a maior concessionária da Califórnia, entrou com pedido de falência em 2019 após ser associada a uma série de incêndios florestais na Califórnia.

E um grupo de empresas que incluía a Hawaiian Electric fez um acordo de US$ 4 bilhões com os moradores por terem relação com o incêndio de Lahaina em 2023.

Advogado responsável comenta caso à CNN

Richard Bridgford, que representa Gursey no processo movido na segunda-feira, afirmou que as evidências que apontam para a SCE estão crescendo.

“Eles declararam que as linhas de distribuição a leste do Eaton Canyon seriam energizadas”, destacou Bridgford em uma entrevista à CNN.

“Acontece que sabemos que o ponto de ignição está diretamente abaixo da linha deles. Acreditamos, com base nas evidências do vídeo e em uma ampla discussão com nossos especialistas, que eles serão considerados os responsáveis ​​pelo incêndio”, adicionou.

Bridgford comentou que a falha da empresa em desenergizar seus fios aéreos, apesar de um alerta vermelho de vento ter sido emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, torna a SCE uma provável culpada pelo incêndio.

Embora ainda não haja evidências concretas, Bridgford observou que acredita que “sempre haverá mais evidências chegando”.

Embora o processo de Gursey seja o primeiro contra a concessionária de energia elétrica, quase certamente não será o último. Bridgford representou dezenas de milhares de vítimas de incêndios florestais no passado e disse que este processo é apenas o começo.

“Temos muitos outros alinhados”, advertiu.

Related posts

Premiê da Espanha quer taxa de até 100% sobre imóveis comprados por estrangeiros | CNN Brasil

Filipinas acusam China de enviar “navio monstro“ a área restrita | CNN Brasil

Rússia vê aceno em fala de Trump sobre reconhecimento de “realidades“ na Ucrânia | CNN Brasil