Casa Mundo Irã “nega categoricamente” que enviado para a ONU se reuniu com Elon Musk | CNN Brasil

Irã “nega categoricamente” que enviado para a ONU se reuniu com Elon Musk | CNN Brasil

por diegopavao
0 comentários
ira-“nega-categoricamente”-que-enviado-para-a-onu-se-reuniu-com-elon-musk-|-cnn-brasil

O Ministério das Relações Exteriores do Irã negou que uma reunião tenha sido realizada entre o embaixador iraniano nas Nações Unidas e Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo e aliado próximo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

O New York Times informou que a reunião ocorreu no início desta semana, citando dois funcionários iranianos.

Mas o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, “negou categoricamente” que uma reunião tenha ocorrido e foi “surpreendido” pela cobertura na mídia dos EUA, disse a estatal IRNA.

O jornal informou que uma reunião entre Musk e o enviado do Irã, Amir Saeid Iravani, foi realizada em um local secreto em Nova York na segunda-feira (11) e durou mais de uma hora, citando as autoridades iranianas. O encontro seria uma tentativa de acalmar tensões entre os dois países.

A CNN entrou em contato com Musk, equipe de transição de Trump e a missão iraniana na ONU para confirmar o encontro.

Relatos da suposta reunião levantaram questões sobre como a influência de Musk poderia impactar a nova administração, especialmente quando se trata da política externa dos EUA.

Na semana passada, um dia após a eleição presidencial, Musk se juntou a uma ligação de Trump com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, segundo duas fontes. Zelensky agradeceu a Musk por sua ajuda em fornecer comunicações através do Starlink para a Ucrânia na guerra em curso com a Rússia, acrescentou uma fonte.

Trump anunciou na terça-feira (12) que Musk e Vivek Ramaswamy vão liderar um novo “Departamento de Eficiência do Governo” em sua segunda administração. Musk, que é o CEO do Space X e da Tesla, se beneficiou de contratos federais no valor de bilhões de dólares, incluindo da NASA, das forças armadas e de outras agências governamentais dos EUA.

Não está imediatamente claro como o departamento – que Trump disse “fornecerá conselhos e orientação de fora do governo” – funcionaria, e se o Congresso dos EUA – mesmo totalmente controlado pelos republicanos – teria fôlego para aprovar uma revisão tão maciça dos gastos e operações do governo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados