Casa Policia Há um problema sério de violência policial no Brasil, diz coronel à CNN | CNN Brasil

Há um problema sério de violência policial no Brasil, diz coronel à CNN | CNN Brasil

por afonsobenites
0 comentários
ha-um-problema-serio-de-violencia-policial-no-brasil,-diz-coronel-a-cnn-|-cnn-brasil

O coronel José Vicente, especialista em segurança pública, criticou o novo decreto do governo federal que define o uso de arma de fogo pelos policiais. Em entrevista ao CNN 360° desta quarta-feira (25), Vicente afirmou que o decreto “não muda quase nada do que já está na lei” e ressaltou a existência de um grave problema de violência policial no país.

Segundo o especialista, o decreto reitera padrões internacionais de treinamento e referências já conhecidas pelas forças policiais.

“Claro que polícia não pode atirar em quem está fugindo, não é uma situação de legítima defesa”, explicou Vicente, acrescentando que a regulação básica sobre o uso de força já está prevista na legislação penal brasileira há quase 80 anos.

Aumento preocupante da letalidade policial

O coronel chamou atenção para o aumento significativo da letalidade policial em alguns estados brasileiros. “No ano passado, 2023, em relação a 2022, nós tivemos um estado que estava até tranquilo, Mato Grosso do Sul, que teve um incremento de 160% na letalidade policial”, alertou. Ele também citou aumentos preocupantes em Santa Catarina (80%) e no Distrito Federal (70%).

“Isso é intolerável. Nós sabemos que quando há um incremento dessa letalidade, muita coisa errada aconteceu. É muito provável que pessoas morreram sem dever estar morrendo na mão de agentes do estado”, afirmou Vicente.

Críticas ao novo decreto

O especialista questionou a eficácia do novo decreto, argumentando que o governo federal está tentando “resolver um problema complexo com uma solução simples”.

Vicente criticou a inclusão de termos como “bom senso” e “equilíbrio” no texto, considerando-os óbvios e pouco práticos para a atuação policial cotidiana.

“O problema é sempre como é que isso vai interferir na prática do dia a dia”, pontuou o coronel, ressaltando a complexidade das situações enfrentadas pelos policiais.

Ele defendeu que o uso da arma como último recurso pode ser necessário em situações repentinas de ameaça grave à integridade física do agente.

Por fim, Vicente sugeriu que seria mais conveniente para o governo “conversar muito antes de se expor através de uma normativa dessa que já começa a tomar ‘pedrada’ de todo lado”, indicando que o decreto pode enfrentar resistência e críticas de diversos setores da sociedade.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados