Casa Brasil Grupo de Trabalho da prefeitura de SP diz que mototáxi gera grande risco | CNN Brasil

Grupo de Trabalho da prefeitura de SP diz que mototáxi gera grande risco | CNN Brasil

por Vitor Bonets
0 comentários
grupo-de-trabalho-da-prefeitura-de-sp-diz-que-mototaxi-gera-grande-risco-|-cnn-brasil

A Prefeitura de São Paulo criou, em 2023, um Grupo de Trabalho para realização de análises sobre o uso do serviço de motocicletas no transporte individual, conhecido como moto táxi, na capital. Após 13 reuniões, em que foram discutidos dados e cenários, a conclusão foi de que a implementação deste modelo de transporte seria um grande risco para a saúde pública.

Durante os encontros, foram ouvidos especialistas da CET, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Corpo de Bombeiros, SPTrans, Abraciclo e representantes das empresas de aplicativos, como a 99 e a Uber, entre outros, que apresentaram elementos para chegarem à decisão apresentada.

Entre os aspectos analisados, foram consideradas, por exemplo, a quantidade de acidentes fatais envolvendo motocicletas. Além disso, dados da SMS que apontam os motociclistas como aqueles que mais são internados em ocorrências de trânsito e o fato de passageiros usarem o condutor como apoio, o que altera o ponto de equilíbrio de quem dirige, também foram levados em consideração.

A conclusão do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho é de que ao motociclista realizar muitas viagens ao longo do dia, o risco de acidentes aumentaria, o que colocaria em perigo a vida dele mesmo, dos passageiros e de todos os outros envolvidos no trânsito.

Diante da situação, a empresa 99 se posicionou, ao informar que solicitou um mandado de segurança para proteger os direitos da empresa e de seus passageiros e motociclistas “diante das ameaças da Prefeitura de São Paulo contra o funcionamento, legal, do serviço”.

“A 99Moto opera desde 2022, tendo realizado mais de 1 bilhão de viagens em cerca de 3.300 municípios. A 99 esclarece que a Prefeitura pode regulamentar a atividade com regras específicas para a localidade, mas não pode proibir uma categoria que é permitida por uma legislação federal. Esse entendimento é corroborado por 20 decisões judiciais em todo o Brasil. A companhia segue aberta ao diálogo com a Prefeitura para colaborar com uma futura regulamentação que esteja dentro da competência do Poder Municipal, como sempre estivemos”, relata a empresa em nota. 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados