O governo federal liberou R$ 792 mil para ações de assistência humanitária à cidade de Estreito, no Maranhão, afetada pela queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no final do ano passado.
A portaria com a autorização do empenho e da transferência dos recursos ao município foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (13).
Procurado pela CNN, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que esse dinheiro será destinado para a compra de cestas básicas, água mineral e logística humanitária.
O prazo para a execução dos recursos é de 180 dias, “considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas”. Está estipulado que haverá prestação de contas final sobre os gastos feitos.
A ponte que ligava Estreito com o município de Aguiarnópolis (TO), por meio da BR-226, desabou em 22 de dezembro, matando ao menos 14 pessoas.
O prefeito de Estreito, Léo Cunha, afirmou que a queda provocou impactos negativos na economia local e procurou a ajuda do governo federal, em Brasília.
Na semana passada, o ministério também aprovou um plano de trabalho de socorro e assistência humanitária para Aguiarnópolis, no Tocantins. Uma portaria da pasta liberou R$ 396 mil para o município.