Casa Famosos TV Governo do Pará pede bloqueio de repasses da Ambev à Cerpa por dívida | CNN Brasil

Governo do Pará pede bloqueio de repasses da Ambev à Cerpa por dívida | CNN Brasil

por gabrielbosa
0 comentários
governo-do-para-pede-bloqueio-de-repasses-da-ambev-a-cerpa-por-divida-|-cnn-brasil

CNN Brasil Money

O governo do Pará solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado o bloqueio de créditos e pagamentos da Ambev à Cerpa Cervejaria Paraense S.A. para garantir a quitação de uma dívida fiscal.

Na petição, a Procuradoria-Geral do Estado argumenta que a Cerpa não se manifestou no prazo estabelecido sobre sua adesão ao programa de regularização fiscal (PROREFIS 2024) nem apresentou bens livres para execução. A dívida fiscal da empresa ultrapassa R$ 231 milhões.

O pedido visa impedir manobras processuais e garantir a arrecadação de tributos devidos.

Com base em investigações do Núcleo de Inteligência e Ações Fiscais Estratégicas (NIAFE), o estado identificou que a Cerpa mantém contrato ativo de envase de bebidas com a Ambev, o que, segundo a Procuradoria, caracteriza um ativo financeiro apto a resguardar o pagamento da dívida.

A peça traz ainda imagens da fábrica de envase para comprovar e embasar o pedido da procuradoria.

“Neste contexto, o ente público por meio do setor de inteligência do NIAFE – Núcleo de Inteligência e Ações Fiscais Estratégicas tomou ciência que a parte adversa tem contrato de engarrafamento de bebidas vigente com a AMBEV S.A, o que é comprovado pelas fotos abaixo delineadas e vídeos anexados ao PJe, todos de 29.01.2025 e coletados do pátio de fábrica da executada”, diz o texto.

Diante da ausência de bens disponíveis e das tentativas frustradas de penhora via SISBAJUD, o estado pleiteia a tutela de evidência para que a Ambev retenha e deposite em conta judicial os valores devidos à Cerpa até o limite do débito fiscal.

O pedido também inclui a intimação da Ambev por meio de seu domicílio judicial eletrônico.

O pedido vem na esteira de disputas entre as grandes cervejarias e o poder público do estado. De acordo com as informações, o impacto econômico da dívida não quitada é significativo para os cofres públicos do Pará, que busca recuperar esses recursos para áreas essenciais como infraestrutura, saúde e educação.

A decisão agora aguarda análise da 1ª Turma de Direito Público do Tribunal de Justiça do Pará.

A CNN entrou em contato com a Ambev e a Cerpa e aguarda manifestação. O espaço segue aberto.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados