Casa Educação FEBRACE 2025: maior feira de ciências do Brasil começa hoje | CNN Brasil

FEBRACE 2025: maior feira de ciências do Brasil começa hoje | CNN Brasil

por heloisanoronha
0 comentários
febrace-2025:-maior-feira-de-ciencias-do-brasil-comeca-hoje-|-cnn-brasil

Começa hoje em São Paulo (SP) a 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil.  

Um dos destaques do evento promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) é o número expressivo de projetos voltados às mudanças climáticas, tema alinhado à realização da COP30 em Belém, em novembro.

Hoje a visitação é exclusiva para autoridades, avaliadores e imprensa. Amanhã (quarta) e quinta-feira (27) a mostra ficará aberta gratuitamente ao público e imprensa no Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP, no campus Cidade Universitária.

A FEBRACE 2025 conta com 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes do ensino básico e técnico, sob orientação de 462 professores de 269 escolas públicas e privadas espalhadas por todo o país.  

Os projetos serão avaliados por especialistas, professores da USP e de universidades parceiras e profissionais da indústria. Os melhores trabalhos serão premiados com troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios, além da oportunidade de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, a principal feira internacional do gênero, que acontece em maio nos Estados Unidos. 

Curso sobre mudanças climáticas 

Para reforçar o impacto da FEBRACE na formação de jovens cientistas, o evento marca marcado o lançamento do curso “Aprendizagem por Projetos & Mudanças Climáticas”, em parceria com a Siemens Stiftung. O curso, 100% online e gratuito, está disponível na plataforma APICE e visa capacitar professores e estudantes no desenvolvimento de projetos interdisciplinares que abordem soluções inovadoras para os desafios climáticos. 

A FEBRACE tem se consolidado como um dos principais eventos de incentivo à ciência no Brasil, principalmente pelo estímulo a jovens talentos. “Ao trazer projetos que propõem soluções concretas para desafios ambientais, a FEBRACE reforça seu papel na formação de futuros cientistas e engenheiros comprometidos com um mundo mais sustentável”, diz Roseli de Deus Lopes, coordenadora do evento e professora da Escola Politécnica da USP.  

Durante o evento, o público poderá conhecer os projetos finalistas, interagir com os estudantes e acompanhar atividades especiais, como palestras e painéis de discussão.  

Pesquisa revela as áreas de estudo mais desejadas pela geração Z

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados