Casa Politica Família e advogados: as visitas aos “kids pretos” suspeitos de golpe na prisão | CNN Brasil

Família e advogados: as visitas aos “kids pretos” suspeitos de golpe na prisão | CNN Brasil

por douglasporto
0 comentários
familia-e-advogados:-as-visitas-aos-“kids-pretos”-suspeitos-de-golpe-na-prisao-|-cnn-brasil

Os militares indiciados e presos preventivamente pela suposta participação na tentativa de golpe têm recebido visitas de familiares próximos e de advogados desde que foram transferidos para Brasília.

Os três integram o grupo especial de elite do Exército, conhecido como “kids pretos”, e estão custodiados no Batalhão de Polícia do Exército (BPE), na capital federal.

O general Mario Fernandes e o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo chegaram à unidade em 5 de dezembro. Já o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima foi transferido no dia 8.

Conforme documento do Comando Militar do Planalto (CMP), Mario Fernandes recebeu seus advogados 11 vezes, entre 6 e 19 de dezembro.

O general também foi visitado por sua esposa, dois filhos, dois irmãos e sua mãe, por diversas vezes no período.

Entre 10 e 19 de dezembro, Hélio Ferreira Lima teve vista de seus advogados por cinco vezes. Seus três filhos e sua esposa também foram vê-lo na prisão.

De acordo com as informações do CMP, o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo só recebeu seu advogado em uma única ocasião: em 10 de dezembro, entre 9h e 11h47.

Esposa, filha, pai, mãe, irmã do militar se revezaram nas visitas entre 7 e 17 de dezembro.

Rotina na prisão militar

De acordo com as Normas Administrativas para Prisão Especial para militares, os presos têm direito a banho de sol, preferencialmente entre 10h e 12h, dentro do quartel.

Também são garantidas quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e ceia.

A norma prevê que as visitas sejam em dias específicos (terça, quinta e domingo). Os dias, no entanto, podem mudar a critério do comando do batalhão “em casos excepcionais”.

Não é permitida visita íntima no local. As visitas também não podem entrar com “roupas inadequadas”, como itens transparentes, “curtas (saias acima dos joelhos, shorts/bermudas acima dos joelhos, tops, croppeds, mini blusa, etc)”.

Blusas com alças ou decote também são proibidos, além de sandália, sapato ou tênis com solado plataforma.

Quem são

O general da reserva Mario Fernandes teria sido o responsável pela elaboração do planejamento operacional “Punhal Verde e Amarelo”, ação clandestina que visava assassinar o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo relatório da Polícia Federal, ele atuou como o elo entre os líderes dos manifestantes golpistas, instalados principalmente no Quartel-General do Exército em Brasília, e o governo de Jair Bolsonaro (PL), coordenando o planejamento e a execução de atos antidemocráticos, conforme o interesse dos envolvidos.

Os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima teriam participado da ação clandestina de 15 de dezembro de 2022 que tinha o objetivo de prender e matar as autoridades.

A PF indiciou 40 pessoas na investigação sobre o caso, pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa no inquérito da PF.

Entre os indiciados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Braga Netto.

Bolsonaro: entenda passo a passo do julgamento no STF

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados