Ex-líder do Cartel de Medellín, Fabio Ochoa, retorna livre à Colômbia | CNN Brasil

Ex-líder do Cartel de Medellín, Fabio Ochoa, retorna livre à Colômbia | CNN Brasil

Fabio Ochoa, ex-líder do Cartel de Medellín, retornou à Colômbia na segunda-feira (23) após cumprir pena por mais de 20 anos em uma prisão dos Estados Unidos por crimes de tráfico de pessoas, conspiração e distribuição de cocaína, informou a Migración Colombia em uma publicação em sua conta no X.

Ochoa, antigo sócio de Pablo Escobar no Cartel de Medellín, chegou ao país em um voo vindo de Miami, acompanhado de outros deportados, e ficará em liberdade, sem acusações legais pendentes na Colômbia.

Ochoa foi capturado em 1999, no âmbito da chamada Operação Milênio, que a polícia realizou contra vários chefes do narcotráfico e seus colaboradores. Em 2001, foi extraditado para os Estados Unidos e, em 2003, condenado a 30 anos de prisão em uma corte de Miami.

Desde 5 de dezembro, ele estava sob custódia do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE). Ochoa recebeu uma redução de pena, o que lhe permitiu retornar à Colômbia, onde a Procuradoria não possui processos judiciais criminais ativos contra ele.

De acordo com relatórios policiais no momento de sua captura, Ochoa era acusado de enviar cerca de 30 toneladas de cocaína para os Estados Unidos. A Administração de Controle de Drogas (DEA) o vinculou, na época, às atividades ilícitas do falecido chefe do Cartel de Medellín, Pablo Escobar Gaviria.

Ao chegar, Ochoa abraçou sua filha, a quem disse não ver desde que ela tinha sete anos.

*Com informações da Reuters

Related posts

Incêndios em Los Angeles: Quase 180 mil moradores estão sob ordens de desocupação | CNN Brasil

Áreas “parecem ter sido atingidas por bomba”, diz xerife sobre incêndios na Califórnia | CNN Brasil

Brasil tenta avançar em comando policial conjunto na fronteira com Colômbia e Peru | CNN Brasil