Alguns dos empregos que mais crescem em 2025 mal existiam no início do século, de acordo com uma nova análise do LinkedIn.
A plataforma examinou milhões de empregos com base em atualizações feitas por usuários entre janeiro de 2022 e julho de 2024, identificando um crescimento notável na indústria de inteligência artificial, além de um interesse renovado em hospitalidade e viagens.
Os dois cargos mais bem colocados foram engenheiro de inteligência artificial e consultor de inteligência artificial, respectivamente.
A inteligência artificial tornou-se a mais nova palavra de ordem no Vale do Silício, com empresas como a OpenAI lançando chatbots capazes de realizar tarefas que vão de manter conversas a sugerir receitas e remixar imagens — embora com alguns erros de grande repercussão.
No entanto, nem todos os empregos destacados estavam relacionados à IA — ou mesmo à tecnologia de ponta. Por exemplo, o terceiro cargo mais popular foi fisioterapeuta. Gestor de desenvolvimento de força de trabalho e consultor de viagens completaram o top 5.
A rede social profissional apresenta sua lista anual “Empregos em Alta” como um “mapa do futuro do trabalho”.
“Do crescimento das funções relacionadas à IA ao ressurgimento de posições nos setores de viagens e hospitalidade, o ranking de 2025 destaca setores com crescimento sustentável na força de trabalho em transformação”, escreveu a empresa em sua publicação.
Enquanto isso, grandes empresas — incluindo o gigante do fast-food McDonald’s — abandonaram ou reduziram suas práticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI, na sigla em inglês), e cargos relacionados a essas áreas parecem não crescer tanto quanto nos anos anteriores, segundo o relatório do LinkedIn baseado em atualizações de usuários.
Entre 2018 e 2022, gestores de diversidade e inclusão ocuparam a terceira posição entre os cargos que mais cresceram, e, entre 2019 e 2023, vice-presidente de diversidade e inclusão ficou em sétimo lugar. No relatório mais recente, essas funções não apareceram nem no top 25.
O LinkedIn também analisou a composição de gênero nos 25 cargos que mais crescem. Entre os 10 primeiros, seguranças (67%), representantes externos de vendas (81%), consultores de inteligência artificial (70%) e engenheiros (80%) foram predominantemente ocupados por homens.
Dados recentes da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos mostram que a economia dos EUA adicionou 256 mil empregos em dezembro, bem acima dos 153 mil esperados por economistas. A taxa de desemprego caiu para 4,1%, sinalizando a resiliência contínua do mercado de trabalho.
Confira os dez empregos em alta de acordo com o LinkedIn
- Engenheiro de inteligência artificial
- Consultor de inteligência artificial
- Fisioterapeuta
- Gerente de desenvolvimento da força de trabalho
- Consultor de viagens
- Coordenador de eventos
- Diretor de desenvolvimento
- Representante de vendas externas
- Especialista em sustentabilidade
- Agente de segurança
IA, clima e demografia devem gerar 78 mi de novos empregos até 2030