O tino empreendedor da carioca Conceição Bento vem de longa data. No passado, ela costumava revender produtos de beleza, cosméticos e roupas de porta em porta, uma atividade que despertou também o interesse por ter o próprio negócio, onde pudesse desenvolver suas técnicas de vendas e lidar diretamente com clientes.
O desejo fez nascer, há 16 anos, sua primeira loja de roupas em Queimados, município na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Entre indas e vindas e abertura de diferentes estabelecimentos, hoje a empreendedora está no comando de seu terceiro estabelecimento, a Ceça Modas, loja de roupas e acessórios.
Com pouco mais de 140 mil habitantes, a cidade de Queimados é hoje também lar de outra incursão empreendedora de Conceição: a Feira Ceça Modas, fruto de um esforço em reunir empreendedores locais para a exposição de produtos e serviços.
“Sempre reconheci, ali no meu bairro, a necessidade de crescimento. O lugar precisava de grandes comércios e também do apoio a pequenos lojistas locais. Por aqui, para conseguir vender, temos que fazer acontecer”, diz a empresária.
Em pouco mais de dois anos, a Feira cresceu em relevância e escala. Além da edição semanal no bairro de Conceição e sua loja de roupas, o evento também ganhou caráter itinerante e agora é realizado em outros bairros da cidade.
“A Feira é hoje uma maneira de ajudar nessa questão de visibilidade. Recebemos empreendedores de várias cidades para expor produtos. É uma dinâmica muito legal”, conta.
No início, a feira recebia empreendedoras de forma gratuita, apenas como uma alternativa para combater a solidão e a ausência de clientes aos finais de semana, lembra Ceça.
“Eu tinha uma linda loja, um espaço grande e estruturado. Mas aos sábados, ficava sozinha e sem fluxo de clientes. Ceder o espaço para outras empreendedoras me trouxe movimento, companhia e exposição”, conta.
Hoje, ela cobra uma pequena taxa para exposição nas feiras, que reúnem em média de 25 a 30 representantes de todos os mercados, de artesanato a brechós e empresas de alimentação, a cada semana.
O fomento ao empreendedorismo local também passa hoje pela capacitação. A cada semana, a Feira Ceça Modas também reúne atividades educacionais e recreativas para os empresários ali reunidos que vão de aulas de dança à confeitaria.
“É também uma maneira de incentivar a variedade e despertar o desejo para que todos participem. Sempre vai ter algo em troca”, afirma.
Nos planos de Conceição está a expansão da Feira Ceça Modas para além da cidade de Queimados. Para isso, o evento está firmando parcerias estratégicas, revela a empreendedora.
“Meu sonho é levar a Feira para outras cidades. A intenção é se aproximar de outros grupos para atrair ainda mais público”, conta. “Dentro do meu município, a feira já é uma referência para os empreendedores. Agora a meta é ser referência no Brasil”.
Pix é a forma de pagamento mais utilizada pelo brasileiro, diz BC
(Texto de Maria Clara Dias)