Dois casos de abandono de cães foram registrados no Distrito Federal em menos de 24h, ambos flagrados por câmeras de segurança. Na última segunda-feira (13), filhotes foram abandonados em frente de um pet shop em Águas Claras e no último domingo (12), uma cadela e seus filhotes foram deixados em uma rua de Ceilândia.
Na noite de segunda-feira (13), duas pessoas foram flagradas abandonando cinco filhotes em frente a um pet shop na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras. Veja abaixo:
O proprietário do estabelecimento, Donizete Messias, de 39 anos, relatou o ocorrido à CNN: “Eles deixaram os filhotes por volta de meia-noite e só fui perceber quando abri a loja, às sete da manhã. É a primeira vez que isso acontece, já que a loja tem apenas três meses. Pela minha experiência, eles não devem ter mais de quarenta dias.”
Donizete, disse que já adotou uma cachorrinha de rua, e expressou sua impossibilidade de ficar com os filhotes.
Agora ele se preocupa em encontrar lares responsáveis para eles. “Ninguém adotou ainda”, lamenta.
O outro caso ocorreu no último no domingo (12), em Ceilândia, onde um casal foi filmado abandonando uma cadelinha e seus quatro filhotes em uma via localizada no Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo (Pró-DF).
Os animais foram resgatados por Jeniffer Mayara, de 36 anos, que relatou muito feliz que os cães foram adotados por uma família na última terça-feira (14). Veja abaixo:
Abandono é Crime:
Nenhum dos casos foi levado à polícia, porém o abandono de animais é considerado crime de maus-tratos, previsto na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.