A animação “Moana 2” alcançou recorde de US$ 221 milhões em bilheteria nos Estados Unidos e no Canadá neste fim de semana do Dia de Ação de Graças, informou a distribuidora Walt Disney neste domingo (1).
Enquanto isso, o musical “Wicked”, da Universal Pictures, arrecadou US$ 117,5 milhões de quarta-feira (27) a domingo. O épico de ação “Gladiador II”, a sequência da Paramount Pictures do vencedor do Oscar de melhor filme, arrecadou US$ 44 milhões.
Resultados de bilheteria como este são importantes para a Disney, que vinha cambaleando em seus últimos resultados financeiros, com o peso do streaming atrapalhando suas contas.
Empresas de mídia tradicionais que entraram no streaming nos últimos anos têm lutado para tornar o negócio lucrativo, pois buscam alcançar a Netflix, que tinha sido o único serviço de streaming lucrativo até recentemente.
Com planos em prática para reduzir custos, a Disney prevê que os lucros de seu serviço de streaming aumentarão US$ 875 milhões no próximo ano fiscal, ajudando a elevar os resultados.
A princípio, a continuação de Moana havia sido planejada para ser uma série do Disney+. O resultado de bilheteria superou a arrecadação de US$ 125 milhões de “Frozen 2” em 2019.
Para todos os filmes em cartaz neste final de semana, o total arrecadado na região atingiu US$ 420 milhões, quebrando o recorde de Ação de Graças de 2018 de US$ 315,6 milhões, liderado por “WiFi Ralph” e “Creed II”.
Além do respiro para a Disney, os resultados deram aos estúdios e cinemas de Hollywood um motivo para comemorar após fechamentos prolongados durante a pandemia de Covid-19 e preocupações de que o público pudesse abandonar os cinemas para ficar em casa para assistir TV via streaming.
“Se você fizer o filme certo, um filme com coração e humor que atraia o público, eles irão ao cinema”, disse o copresidente de entretenimento da Disney, Alan Bergman, em uma recente exibição de “Moana 2” em Los Angeles.
Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore, disse que o comparecimento deste fim de semana provavelmente impulsionaria vendas fortes nas próximas semanas. Ele citou uma série de sucessos em potencial chegando aos cinemas em dezembro para “ajudar a indústria a terminar o ano com uma nota alta”.
Dentre estes lançamentos estão “Kraven, o Caçador”, a animação “O Senhor dos Anéis: a Guerra dos Rohirrim”, “Sonic 3” e “Mufasa: O Rei Leão”.
Com informações da CNN Internacional e Reuters