Dia de dizer em alto e bom som: “Ainda estamos aqui“, diz Lula | CNN Brasil

Dia de dizer em alto e bom som: “Ainda estamos aqui“, diz Lula | CNN Brasil

No dia que marca dois anos de ataques extremistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, o filme “Ainda Estou Aqui” foi referenciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia no Planalto.

“Dia de dizer em alto e bom som: ainda estamos aqui”, afirmou Lula durante discurso no evento que tinha por objetivo relembrar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A fala faz referência à trama, que conta a história do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante o período do regime ditatorial no Brasil. Com as interpretações de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme tem sido destaque, não só nacionalmente, mas internacionalmente.

Pegando o gancho da obra cinematográfica, o chefe do Executivo reforçou a importância da democracia e também lembrou dos supostos planos contra o Estado Democrático de Direito, revelados pela Polícia Federal e que incluíam, inclusive, o planejamento dos assassinatos de Lula, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

“Estamos aqui para dizer que estamos vivos, que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 2023. Estamos aqui para dizer em alto e bom som: ditadura nunca mais. Democracia sempre”, continuou o presidente.

Em um outro momento da cerimônia, o filme também ganhou destaque.

Proposto pela Advocacia-Geral da União, o presidente assinou um decreto para criação da premiação Eunice Paiva – esposa de Rubens Paiva e interpretada por Fernanda Torres – , que tem por objetivo conceder um reconhecimento a personalidades que se destaquem na defesa e fortalecimento da democracia.

Related posts

“Quem vai tocar a comunicação sou eu”, diz Sidônio sobre autonomia na Secom | CNN Brasil

“Ninguém foi ou será preso injustamente“, diz Lula sobre 8 de Janeiro | CNN Brasil

Corrente de afeto me motiva a seguir mais firme, diz Fuad Noman | CNN Brasil