Casa Educação Deputado explica como funcionará o projeto que proíbe uso de celular nas escolas | CNN Brasil

Deputado explica como funcionará o projeto que proíbe uso de celular nas escolas | CNN Brasil

por afonsobenites
0 comentários
deputado-explica-como-funcionara-o-projeto-que-proibe-uso-de-celular-nas-escolas-|-cnn-brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que proíbe o uso de celulares nas escolas de todo o país.

A medida abrange todas as etapas de ensino, tanto em instituições públicas quanto privadas, e se aplica durante as aulas, recreios e intervalos.

A única exceção permitida é para atividades escolares aprovadas pelo professor.

O deputado Renan Ferreirinha (PSD), relator do projeto de lei, explicou em entrevista à CNN como funcionará a proibição.

Segundo ele, a iniciativa surgiu a partir de experiências bem-sucedidas em algumas cidades e estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Impactos positivos da proibição

Ferreirinha destacou os resultados positivos observados no Rio de Janeiro após a implementação da medida:

“Nós tivemos melhores resultados pedagógicos. Por exemplo, uma melhoria de 53% na performance dos alunos em escolas com plena adesão à proibição no ensino de matemática”.

Além disso, o deputado mencionou melhorias na interação social e redução de incidentes de bullying.

A fiscalização do cumprimento da lei será realizada pelas próprias escolas, de forma semelhante a outras regras disciplinares.

“É como se fosse qualquer outra indisciplina escolar. Da mesma forma que um aluno que está falando muito na sala de aula pode ser chamado a atenção pelo professor, pode ter alguma advertência, pode ser convocado para a direção escolar, é a mesma coisa com o uso de celular”, explicou Ferreirinha.

Implementação gradual

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um cronograma para a implementação da lei.

Em janeiro, será concluído o processo jurídico-legal.

Fevereiro será dedicado ao engajamento entre as redes de ensino, com o MEC disponibilizando uma cartilha e realizando webinars e seminários para compartilhar boas práticas.

Em março, haverá um movimento maior de engajamento com as comunidades escolares, famílias e alunos para promover uma adaptação adequada.

Ferreirinha ressaltou que o objetivo não é ser contra a tecnologia, mas promover seu uso consciente e responsável:

“Nós não somos contra a tecnologia, mas ela tem que ser usada de forma consciente e responsável para poder ajudar a educação”, disse o deputado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados