Casa Politica Data do próximo aniversário de Bolsonaro é determinante para ele não perder benefício | CNN Brasil

Data do próximo aniversário de Bolsonaro é determinante para ele não perder benefício | CNN Brasil

por manoelacarlucci
0 comentários
data-do-proximo-aniversario-de-bolsonaro-e-determinante-para-ele-nao-perder-beneficio-|-cnn-brasil

Indiciado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa pela Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro poderia receber uma pena de até 28 anos na prisão, caso seja condenado.

Na hipótese que a Procuradoria Geral da República (PGR) formalize denúncia e acusação, dependendo de quando isso ocorrer, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) corre risco de perder um benefício que permitiria diminuir o período de prescrição dos crimes pelos quais é indiciado.

Segundo o Código Penal brasileiro, o período de prescrição – limite de tempo que o Estado tem para punir alguém – poderia ser reduzido pela metade, caso a sentença venha a acontecer após Bolsonaro completar 70 anos, em 21 de março de 2025.

O advogado criminalista Guilherme Suguimori explica que a prescrição é, ao mesmo tempo, “um direito do acusado e uma punição ao Estado”.

Ele argumenta que “quanto mais o tempo passa, menos o crime que ele [o acusado] cometeu tem relevância social”.

Dos 37 indiciados pela PF, Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, com respectivamente 78 e 75 anos, já têm direito ao benefício.

Mas o artigo 117 prevê que a redução seja barrada, entre outros fatores, pelo recebimento de outra denúncia ou queixa.

“§ 1º – Excetuados os casos dos incisos V e VI deste artigo, a interrupção da prescrição produz efeitos relativamente a todos os autores do crime. Nos crimes conexos, que sejam objeto do mesmo processo, estende-se aos demais a interrupção relativa a qualquer deles. (Redação dada pela Lei n.º 7.209, de 11.7.1984)”

Código Penal do Brasil

“§ 2º – Interrompida a prescrição, salvo a hipótese do inciso V deste artigo, todo o prazo começa a correr, novamente, do dia da interrupção.”

Código Penal do Brasil

Denúncia em 2025

Como apurou a CNN, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve começar a analisar o indiciamento na próxima semana. Mas a denúncia, caso aconteça, deve vir apenas em 2025.

“O Estado ficou inerte, então ele perde o direito de sancionar esse crime”, explica Suguimori.

Mesmo que sejam vários crimes compilados em um mesmo processo, cada crime é prescrito (perde a validade) de forma separada.

No Brasil, o prazo para prescrição penal tem início a partir da data em que ocorreu um fato criminoso, também denominada como “dia do crime”.

Passo a passo

A prescrição penal só aconteceria após uma eventual sentença ser determinada pela Justiça, o que ainda levaria alguns passos.

Veja abaixo o andamento caso haja julgamento (em vermelho, o momento atual):

  1. PF envia relatório com o indiciamento ao STF
  2. STF manda relatório para PGR
  3. PGR denuncia
  4. STF julga o recebimento da denúncia e deve decidir por abrir ação penal
  5. Ação penal é instruída
  6. Ação penal vai a julgamento (condenação ou absolvição)

70 anos de prisão

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal, na última quinta-feira (21), no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado.

Se somadas, as penas desse indiciamento podem chegar até 28 anos de prisão.

Além deste caso, o ex-presidente é indiciado em outros dois inquéritos: fraude no cartão de vacinação e joias sauditas.

Somando todos esses, a pena máxima poderia atingir 70 anos de prisão.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados