Casa Politica Cirurgia de Bolsonaro foi “extremamente complexa e delicada“, diz médico | CNN Brasil

Cirurgia de Bolsonaro foi “extremamente complexa e delicada“, diz médico | CNN Brasil

por lucasschroeder
0 comentários
cirurgia-de-bolsonaro-foi-“extremamente-complexa-e-delicada“,-diz-medico-|-cnn-brasil

O médico cardiologista Leandro Echenique, que compõe o staff médico de Jair Bolsonaro (PL), afirmou na manhã desta segunda-feira (14) que a cirurgia a qual o ex-presidente submeteu-se ontem foi “extremamente complexa e delicada”, mas com resultado “excelente”.

No domingo (13), o líder da direita no país tratou uma suboclusão intestinal. O quadro foi causado por uma obstrução parcial do intestino, em razão da formação de aderências que surgiram após as cirurgias feitas em decorrência da facada que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral.

O procedimento durou 12 horas. Segundo Echenique, essa cirurgia foi a mais complexa das operações já feitas por Bolsonaro desde o atentado. A duração da cirurgia, porém, “era esperada”.

“Não houve nenhuma complicação, realmente foi o que era esperado. Um procedimento muito complexo. Agora nos cuidados pós-operatórios, quando há um procedimento muito prolongado como esse, o organismo do paciente acaba tendo uma resposta inflamatória muito importante, fica muito inflamado”, diz Echenique.

Segundo Echenique, na manhã desta segunda, Bolsonaro já estava acordado, consciente e conversando com a equipe médica. “Já fez até uma piadinha”, disse.

Pós-operatório

De acordo com a equipe médica, as próximas 48 horas serão “cruciais” para a recuperação de Bolsonaro. Ainda não há previsão para que o ex-presidente deixe a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou receba ata.

“Essas próximas 48 horas são cruciais. Ele está recebendo antibióticos, fisioterapia, para restabelecer aos poucos a parte de atividade da musculatura. A conduta de alta da UTI para o apartamento depende de uma série de […] Agora é falar pouco, fazer fisioterapia, para receber alta da UTI no momento oportuno”, afirmou Echenique.

Estado de saúde do ex-presidente

Na última sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte, cumprindo agenda, quando passou mal e foi atendido às pressas.

Ele foi levado de carro para o Hospital Municipal Aluízio Bezerra na cidade vizinha de Santa Cruz, onde foi estabilizado.

Bolsonaro seguiu de ambulância, depois do primeiro atendimento, até o estádio municipal de Santa Cruz e foi transportado em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado para o Hospital Rio Grande, em Natal.

Na noite de sábado (12), ele foi transferido em uma UTI móvel para Brasília. Na capital federal, o ex-presidente está internado no Hospital DF Star.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados