A Cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, começa nesta segunda-feira (18). O evento acontece depois de uma série de reuniões, debates e encontros realizados desde dezembro do ano passado, quando o Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo.
O presidente Lula já chegou ao evento, assim como o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional. Kristalina Georgieva, e a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, já chegaram ao G20.
Os presidentes dos EUA, Joe Biden e da China, Xi Jinping estão entre os últimos a subir a rampa para a primeira sessão da cúpula.
O encontro conta com mais de 270 agendas organizadas por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, universidades, governos, setor privado, dentre outros, do Brasil e do exterior. Como presidente, o Brasil coordena a discussão de temas importantes para a economia global.
A reunião do G20 acontece pela primeira vez no Brasil. A cúpula reúne chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana, União Europeia, e outros líderes de países convidados. Ao longo da semana, o presidente Lula tem encontros marcados com diversos líderes, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o da China, Xi Jinping.