A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (17) uma ação contra uma quadrilha responsável por fabricar e vender metanfetamina em São Paulo. A operação ocorreu no centro da capital paulista.
A operação recebeu o nome de Heisenberg –uma alusão ao pseudônimo usado pelo personagem Walter White na série americana “Breaking Bad”. Na série, White é um professor de química que fabricava e vendia metanfetamina.
Cerca de 280 policiais civis foram às ruas para cumprir 60 mandados de prisão e 101 ordens judiciais de busca e apreensão. O bando alvo da ação é em maioria, formado por estrangeiros, mas conta com apoio de uma facção criminosa no Brasil.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, até o momento, 20 suspeitos foram presos, sendo que ao menos dois eram procurados pela Justiça. A operação segue em andamento.
Na primeira fase desta operação, que aconteceu em junho, seis pessoas foram presas e dois quilos de droga foram apreendidos no total.
A polícia estima que o valor do grama do entorpecente, considerado raro no Brasil, seja de R$ 500.
De acordo com as investigações, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) descobriu ramificações da quadrilha, e, além disso, os envolvidos estão sendo alvo de investigação pela produção, distribuição e comercialização do estimulante sintético.
As pessoas envolvidas serão autuadas pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Veja imagens da operação:
*Sob supervisão