O Brasil trabalha em uma minuta para ser enviada à Colômbia e ao Peru sobre a possibilidade de comando de segurança conjunto na tríplice fronteira entre os países.
O Brasil já tem experiência parecida com Paraguai e Argentina.
A ideia é integrar as polícias em Tabatinga (Brasil), Santa Rosa do Yavari (Peru) e Letícia (Colômbia) com intercâmbio das informações de inteligência em áreas como lavagem de dinheiro e crimes ambientais. A região é considerada sensível principalmente pela atuação do narcotráfico.
Em maio de 2024, o governo brasileiro recomendou a ambos países que consultassem as chancelarias para certificar do interesse nas negociações. As negociações travaram por conta das relações estremecidas entre Peru e Colômbia.
Os dois países têm dificuldade em dialogar desde 2022, quando o presidente colombiano, Gustavo Petro, criticou o impeachment e a prisão do ex-presidente Pedro Castillo por tentativa de autogolpe.
A CNN apurou, no entanto, que representantes dos dois governos sinalizaram recentemente ao Brasil o interesse em retomar o diálogo sobre a proposta.
Colômbia foi país mais mortal para ambientalistas em 2023, diz grupo