Bolsonaro réu: Imprensa internacional repercute decisão do STF | CNN Brasil

bolsonaro-reu:-imprensa-internacional-repercute-decisao-do-stf-|-cnn-brasil

Bolsonaro réu: Imprensa internacional repercute decisão do STF | CNN Brasil

A imprensa internacional repercutiu a decisão unânime da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por um suposto plano de golpe de Estado.

A notícia foi destaque na primeira página da CNN Internacional. Enquanto outros grandes veículos dos EUA também repercutiram o caso como o The New York Times e The Washington Post.

O NYT destacou que “a decisão marca um esforço significativo para responsabilizar o Sr. Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para dar um golpe”.

O jornal americano também comparou os atos do 8 de janeiro no Brasil com a invasão do Capitólio nos EUA: “Depois que o Sr. Bolsonaro perdeu, ele e seus aliados encorajaram manifestantes de direita a acampar em frente a quartéis militares por todo o país, exigindo que o exército anulasse os resultados”.

“Uma semana depois que o Sr. Lula assumiu o cargo, muitos desses manifestantes invadiram os corredores do poder do Brasil em um episódio que ecoou o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio por apoiadores do presidente Trump”, o NYT acrescenta.

O jornal dos EUA ainda destacou a relação de Bolsonaro com o presidente americano Donald Trump, relembrando quando o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) disse que iria pedir de asilo político ao governo dos Estados Unidos.

“O Sr. Bolsonaro também parece estar apostando no apoio do Sr. Trump. Na semana passada, um dos filhos do Sr. Bolsonaro disse que planeja buscar asilo político nos Estados Unidos e pressionar o governo Trump para pressionar as autoridades brasileiras a interromper o que ele chama de perseguição injusta ao seu pai”, afirma o NYT.

E por fim, o artigo lembra do processo do grupo de mídia de Trump contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“No mês passado, poucas horas depois de promotores brasileiros indiciarem Bolsonaro, a empresa de mídia de Trump processou o juiz Moraes, que supervisiona o caso, em um tribunal federal dos EUA, acusando-o de censurar ilegalmente vozes de direita nas redes sociais”, destaca o jornal.

A decisão desta quarta-feira da primeira turma do STF ainda foi destaque em outras mídias ao redor do mundo, como no peruano El Comercio, no argentino Clarín e na Al Jazeera, no Oriente Médio.

A imprensa europeia também repercutiu o caso, com jornais como Le Monde, da França, BBC, do Reino Unido, e o El País, da Espanha, informando que o ex-presidente será julgado por suposto plano de golpe.

O espanhol El País destacou a notícia na primeira página do site e afirmou que “não é incomum que um ex-presidente seja acusado ou julgado criminalmente no Brasil; o que é inédito é que ele será levado a julgamento por um golpe”.

Por unanimidade, STF torna réus Bolsonaro e outros 7

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus, nesta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado durante e depois das eleições de 2022.

Votaram a favor do recebimento da denúncia os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, integrantes da Primeira Turma.

Com o aceite da denúncia, os investigados agora se tornarão réus e passarão a responder ao processo no Supremo, onde poderão ser considerados culpados ou inocentes. Entenda melhor o caso nesta matéria.

Related posts

Líder supremo do Irã rebate ameaça de Trump sobre acordo nuclear | CNN Brasil

Trump fala sobre tarifas, venda do TikTok e acordo com a Ucrânia | CNN Brasil

Trump provoca sobre terceiro mandato; saiba o que diz a legislação | CNN Brasil