Casa Politica Bolsonaro indiciado três vezes: saiba como está o andamento de cada inquérito | CNN Brasil

Bolsonaro indiciado três vezes: saiba como está o andamento de cada inquérito | CNN Brasil

por leticiamar
0 comentários
bolsonaro-indiciado-tres-vezes:-saiba-como-esta-o-andamento-de-cada-inquerito-|-cnn-brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mais dois indiciamentos, além do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no país após o resultado da eleição presidencial de 2022.

Ontem (21), o ex-mandatário foi indiciado pela Polícia Federal por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Veja como está o andamento dos inquéritos envolvendo Bolsonaro

Cartão de vacina

A Polícia Federal indiciou Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e outras 15 pessoas, em 19 de março deste ano, por participação em um suposto esquema que fraudou registros de doses no cartão vacinal contra a Covid-19.

O ex-presidente e o tenente-coronel foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos.

A PF investiga a ação de uma associação criminosa que teria feito registros falsos de doses contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde para diversas pessoas.

Em abril, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu o indiciamento e pediu mais investigações sobre a fraude à PF. A corporação reenviou as novas apurações e, atualmente, é aguardado um parecer da PGR para o caso: se será oferecida denúncia, pedirá mais diligências ou se será arquivado, segundo apuração da CNN.

Joias sauditas

Em 4 julho deste ano, a PF indiciou Jair Bolsonaro pela investigação relacionada à venda de joias sauditas presenteadas ao governo brasileiro e, posteriormente, negociadas nos Estados Unidos.

Nesta ocorrência, Bolsonaro foi indiciado por associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos.

Assim como no caso da fraude em cartões de vacina, ainda é esperado um parecer da PGR.

Segundo apuração da CNN, os primeiros dois indiciamentos de Bolsonaro seguem na PGR e não tem prazo para serem concluídos. Pode haver ainda a possibilidade de juntar os casos em uma única denúncia ou separá-los.

Golpe de Estado

A Polícia Federal indiciou Bolsonaro, na tarde da última quinta-feira (21), no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o pleito presidencial.

Além do ex-presidente, outras 36 pessoas foram indiciadas, incluindo Mauro Cid.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso, Alexandre Moraes, está analisando o inquérito da PF e deve enviar conclusão à PGR na próxima semana.

Além disso, a CNN apurou que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, não deve concluir a análise do material apresentado pela Polícia Federal ainda em 2024. Portanto, a conclusão da PGR sobre o caso deve ficar para o ano que vem.

Bolsonaro é indiciado pela terceira vez; saiba os inquéritos da PF

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados